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CP remove amianto de carruagens compradas a Espanha

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A CP – Comboios de Portugal concluiu na semana passada a operação de remoção do amianto das 36 carruagens (do total de 51 unidades) compradas a Espanha.

Na oficina da CP de Guifões, prosseguem os trabalhos de reparação, remodelação de interiores e pintura, sendo que as primeiras 3 carruagens estarão prontas a circular no final de janeiro, prevendo-se a disponibilidade total do parque de carruagens, da série ARCO, até ao final do ano de 2022.

Estas carruagens vão circular na linha do Minho, após a conclusão das obras em curso, pela Infraestruturas de Portugal, no troço Viana do Castelo – Valença. Para assegurar a realização destes comboios, a CP está também a recuperar locomotivas da serie 2600, nas suas oficinas de Contumil.

São 7 as locomotivas necessárias para a futura operação da linha do Minho, estando 4 já totalmente recuperadas e 3 na fase final de recuperação.

O restante calendário de reparação do parque de 21 locomotivas 2600, necessárias para tracionar as carruagens, prevê a disponibilidade de 5 locomotivas por ano em 2021 e 2022. A reparação das restantes 4 locomotivas será realizada em 2023.

Recorde-se que em setembro a Renfe divulgou que no contrato de venda das carruagens à CP estaria estipulado que a remoção de amianto cabia à companhia portuguesa.

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