Início Site Página 585

Guimarães celebra os 900 anos da investidura de D. Afonso Henriques

0
© CM Guimarães
© CM Guimarães

Guimarães vai acolher, nos dias 14 e 15 de novembro, o Colóquio Internacional “Gestualidade Feudal. Após 900 Anos da Investidura de D. Afonso Henriques (Zamora, 1125)”. Este encontro científico evoca um dos momentos mais simbólicos das origens da monarquia portuguesa: a investidura cavaleiresca do jovem Afonso Henriques, celebrada na catedral de Zamora, no Pentecostes de 1125.

Promovido pelo Município de Guimarães com o apoio de várias instituições científicas e académicas, o colóquio integra-se nas Comemorações dos 900 Anos da Batalha de São Mamede (1128–2028). Reunindo investigadores portugueses e espanhóis pretende fomentar um diálogo entre a história, a arte e a cultura medieval, explorando o universo simbólico, ritual e político da sociedade feudal. 

A investidura de D. Afonso Henriques marcou o início de uma notável trajetória militar e política. Este colóquio propõe, assim, revisitar o significado desse ato tanto como rito de passagem como instrumento de legitimação do poder régio, abordando as múltiplas dimensões da gestualidade feudal: as cerimónias de cavalaria, os rituais de sagração, os juramentos de vassalagem e as encenações que moldaram a cultura política da Idade Média. 

O programa estende-se por duas jornadas de reflexão, com quatro conferências principais e oito comunicações temáticas, abordando temas como as expressões simbólicas da realeza, as relações entre Portugal, Leão e Castela, e o papel da arte e da literatura na construção da imagem do rei cavaleiro. 

Entre os conferencistas convidados destacam-se Fernando López Alsina, José Carlos Ribeiro Miranda, Stefano Cingolani e Adelaide Miranda, cujas intervenções propõem novas leituras sobre o reinado de D. Afonso Henriques e o contexto peninsular do século XII. 

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia e sujeita à lotação da sala.

Deputado de Vila Verde lidera grupo de trabalho para avaliar apagão energético na Península Ibérica

0
© CM Vila Verde
© CM Vila Verde

A Assembleia da República vai avaliar as causas e os impactos do “apagão energético” ocorrido na Península Ibérica a 28 de abril, assim como a adoção de medidas preventivas. O deputado Carlos Cação, de Vila Verde, é o presidente do grupo de trabalho criado para o efeito e aprovado por unanimidade pela Comissão de Ambiente e Energia da AR.

O parlamentar vilaverdense do PSD adianta que, “além do esclarecimento cabal da ocorrência e das suas causas, importa avaliar e propor medidas de prevenção e mitigação de riscos relacionados a possíveis falhas no fornecimento de energia elétrica, de modo a evitar que situações semelhantes se repitam no futuro”.

Diversos membros dos governos de Portugal e Espanha vão ser ouvidos no âmbito desta iniciativa parlamentar, assim como diversas entidades ligadas a diferentes setores, designadamente energético, proteção civil, comunicações e saúde, entre outros.

O apagão de 28 de abril de 2025 provocou uma falha generalizada no fornecimento de energia elétrica, afetando todos os serviços públicos e privados nos dois países, com impacto na atividade normal dos cidadãos, das empresas e instituições.

Conduzido por Carlos Cação, o grupo de trabalho vai desenvolver um ciclo de audições e recolha de informação técnica e institucional, de forma a “contribuir para a prevenção de futuras ocorrências e para o reforço da confiança dos cidadãos nas infraestruturas energéticas do país”.

Braga: Bravos da Boa Luz realizam magusto popular para toda a comunidade

0
© João Lopes
© João Lopes

A Associação Cultural e Recreativa ‘Os Bravos da Boa Luz’ realiza o Magusto Popular em Braga, no dia 8 de novembro.

O evento irá realizar-se a partir das 15:40 na rua, frente à sede e a poucos metros do Arco da Porta Nova.

A comunidade está convidada a participar nesta iniciativa. “Convidamos associados, familiares, amigos e bracarenses em geral, a participarem no melhor e único Magusto Popular realizado na rua, às portas da Catedral de Braga e com o famoso Arco da Porta sempre aberta!”, convidou José Silva, presidente d ‘Os Bravos da Boa Luz’.

Pedro Arezes eleito reitor da Universidade do Minho

0
© UMinho
© UMinho

O Conselho Geral da Universidade do Minho (UMinho) elegeu hoje o professor catedrático Pedro Arezes, da Escola de Engenharia, como reitor desta academia para os próximos quatro anos. Era candidato único ao cargo e o resultado vai ser enviado ao Conselho de Curadores da UMinho para homologação, sendo depois comunicado ao ministro da tutela, Fernando Alexandre.

Pedro Arezes e a sua equipa devem tomar posse a 3 de dezembro, às 11:00, no salão medieval do edifício da Reitoria, em Braga, e com transmissão online. Vai ter como vice-reitores João Cardoso Rosas (Cultura, Inclusão e Responsabilidade Social), Cristina Dias (Educação e Organização Académica), António Salgado (Investigação e Política Científica), Nuno Castro (Modernização Institucional). Juntam-se os pró-reitores Sandra Dias Fernandes (Cooperação Internacional), Raul Fangueiro (Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento), Carlos Videira (Participação Universitária e Ligação ao Território), Lígia Rodrigues (Pessoas, Planeamento e Qualidade) e Tiago Miranda (Sustentabilidade e Infraestruturas Físicas).

Pedro Arezes nasceu em Barcelos, em 1972, residindo em Guimarães há mais de 30 anos. É licenciado em Engenharia de Produção e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela UMinho, onde desenvolveu a sua carreira académica desde 1995, sendo professor catedrático no Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia. Foi presidente desta Escola entre 2019 e 2025 e diretor nacional do Programa MIT Portugal durante quase uma década. Coordenou mais de 50 projetos de investigação nacionais e internacionais e publicou mais de 150 artigos científicos nas áreas da ergonomia, fatores humanos e segurança.

Lecionou e colaborou com diversas universidades em Portugal e no estrangeiro, destacando-se ainda a sua participação em órgãos de avaliação científica de várias agências internacionais. Tem desempenhado funções em entidades consultivas nacionais e regionais, aliando o percurso académico à liderança institucional. Pedro Arezes vai ser o 10.º reitor nos 51 anos da história da UMinho, após Carlos Lloyd Braga, Joaquim Barbosa Romero, Lúcio Craveiro da Silva, João de Deus Pinheiro, Sérgio Machado dos Santos, Licínio Chainho Pereira, António Guimarães Rodrigues, António M. Cunha e Rui Vieira de Castro.

Esta academia tem 21 mil alunos (11% são estrangeiros) em mais de 200 cursos nas suas 12 Escolas e Institutos, em Braga e Guimarães. Tem sido líder nacional na ciência aberta, nas patentes e na sustentabilidade. Sedia o principal supercomputador público lusófono, o maior projeto universidade-indústria nacional e produz um décimo da ciência do país. Tem cerca de 500 projetos I&D em curso com quase 3000 investigadores e professores, sendo 69 deles dos mais citados do globo (World’s Top 2% Scientists). Possui 11 unidades culturais e diferenciadas, cerca de 1500 eventos por ano e projetos académicos e comunitários em várias geografias, nomeadamente na CPLP.

Sé de Braga celebra Solenidade de Todos os Santos

0
© Arquidiocese de Braga
© Arquidiocese de Braga

No sábado, dia 1 de novembro, a Sé Catedral de Braga celebra a Solenidade de Todos os Santos, com missas às 08:30, 11:30 e 18:00, e Vésperas às 17:30.

No domingo, dia 2 de novembro, Dia de Todos os Fiéis Defuntos, haverá missas às 08:30, 11:30 e 18:00.

A missa das 18:00, em sufrágio pelos bispos e capitulares falecidos, será presidida por D. José Cordeiro, sendo antecedida por Vésperas às 17:15.

Estado do tempo volta a agravar. Braga sob aviso laranja a partir das 21:00

0
DR
DR

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um novo aviso laranja para Braga por causa da previsão de mau tempo.

Está em vigor um aviso amarelo na região devido à chuva que irá agravar para laranja a partir das 21:00 até às 03:00 de sábado, esperando-se precipitação persistente e por vezes forte.

Reuniões de Câmara de Guimarães passam a ter transmissão online

0
© CM Guimarães
© CM Guimarães

Ricardo Araújo, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, destacou na reunião do executivo municipal de quinta-feira o compromisso com “uma governação transparente e próxima dos cidadãos”, sublinhando a importância da transmissão pública das reuniões de Câmara. A próxima sessão, já com transmissão em direto realiza-se no dia 10 de novembro.

Com vista a “permitir um maior acesso à informação” e reforçando “a relação de confiança entre os eleitos e a comunidade”, Ricardo Araújo sublinhou que “cá estaremos para debater todos os assuntos, sempre com transparência e com clareza. A aprovação da transmissão pública das reuniões de Câmara é um passo importante, porque significa que estamos a aumentar a transparência no funcionamento dos órgãos autárquicos, permitindo que os cidadãos, a partir das suas casas, possam acompanhar o debate, a discussão e a decisão sobre os assuntos que os afetam diretamente”.

A sessão de quinta-feira ficou também marcada pela aprovação de todos os pontos da ordem de trabalhos, que incluíram deliberações relativas à definição do regime de tempo inteiro dos vereadores, à delegação de competências e à designação dos representantes municipais em entidades participadas, como a Vimágua, designando Ricardo Araújo como representante da Edilidade. 

Foram ainda aprovados votos de pesar pelo falecimento de Álvaro Laborinho Lúcio, antigo ministro da Justiça, e de Jaime Pereira da Cunha, empresário vimaranense de referência e sócio n.º 1 do Vitória Sport Clube.

O edil destacou “o ambiente de cooperação institucional que marcou a reunião e reiterou a postura que quer imprimir ao novo mandato”. “A transparência e o diálogo são pilares fundamentais do nosso modo de governar. Queremos que os vimaranenses sintam que a Câmara Municipal é uma casa aberta, onde as decisões são tomadas de forma clara e acessível a todos”, rematou.

Vila Verde vai celebrar Día de los Muertos

0
DR
DR

No próximo domingo, 2 de novembro, às 17:00, a Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, de Vila Verde, organiza, em colaboração com a comunidade mexicana local, a celebração do Día de los Muertos, tradição partilhada com países como Portugal, mas que no México se reveste de particular expressão, sendo reconhecida como Património Imaterial da UNESCO.

Para além do altar e de uma caveira tradicional gigante, haverá petiscos mexicanos, poesia, música e oferendas em honra dos entes queridos que partiram.

Día de los Muertos, celebrado nos dias 1 e 2 de novembro, é uma das tradições culturais mais emblemáticas do México. Esta festividade, reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, presta homenagem aos entes queridos que já partiram, celebrando a sua memória com cor, música, gastronomia e espiritualidade.

Durante estes dias, famílias mexicanas constroem altares decorados com flores de cempasúchil (tagetes), velas, fotografias, papel picado e oferendas como pão de morto, frutas e pratos típicos. As ruas enchem-se de desfiles, máscaras e caveiras coloridas, num ambiente festivo que une o sagrado ao profano.

PSP dá conselhos para o jogo Vitória SC – SL Benfica em Guimarães

0
© Vitória Sport Clube
© Vitória Sport Clube

O Vitória SC recebe, este sábado, às 20:30, o SL Benfica, em jogo da décima jornada da I Liga, que decorrerá no Estádio D. Afonso Henriques.

A PSP irá empenhar um dispositivo policial adequado às circunstâncias do evento desportivo, integrando diversas valências policiais para assegurar a ordem pública e prevenir a ocorrência de situações ou atos que a perturbem, garantir as condições de segurança necessárias para a realização do jogo, prevenindo, sustendo ou dirimindo situações e atos suscetíveis de originar perturbação ou violência e proceder à regularização rodoviária e aos condicionamentos de trânsito necessários à circulação automóvel nos eixos e artérias de acesso às imediações do estádio.

A PSP recomenda ainda a deslocação dos adeptos para o Estádio com a devida antecedência, de forma a evitar aglomerações de última hora (as portas do estádio abrem as 18.30), evitar levar objetos de valor assim como a guarda de objetos dentro dos veículos, não adotar comportamentos geradores de violência, e colaborar e acatar as indicações as ordens das forças policiais e dos ARD’s para melhor conforto e segurança de todos.

Braga: Presidente da Assembleia de São Vicente homenageado na Madeira

0
© António Silva
© António Silva

António Silva, presidente cessante da Assembleia de Freguesia de São Vicente, em Braga, e histórico militante do Partido Socialista de São Vicente, foi convidado de honra na cerimónia de tomada de posse do presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, na Madeira, que teve lugar na passada quinta-feira.

A sessão, que decorreu perante um auditório repleto, contou com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, várias entidades civis, religiosas e militares, bem como diversos presidentes de câmara e juntas de freguesia da região.

Durante o seu discurso, o recém-empossado presidente da Câmara, Rui Marques, prestou uma homenagem pública a António Silva, sublinhando “a amizade e o respeito” que os une há cerca de 18 anos “apesar de pertencerem a ideologias políticas diferentes”.

“O António Silva coloca em primeiro lugar o bem-estar do próximo, muitas vezes em detrimento do seu próprio bem-estar. Esta é a frase que melhor o define”, destacou Rui Marques, perante o aplauso da assistência.

A ligação entre ambos remonta ao primeiro mandato de Rui Marques à frente da autarquia da Ponta do Sol, período em que foram estabelecidas várias parcerias com a Junta de Freguesia de São Vicente.

Mais recentemente, António Silva foi responsável pela vinda a Braga do grupo juvenil AVESSOS, da Ponta do Sol e Ribeira Brava, que apresentou o espetáculo “A Terra dos Contos”, com o apoio da Junta de Freguesia de São Vicente. Durante a visita, os jovens participaram também em diversas atividades culturais e pedagógicas na cidade.

No final da cerimónia, António Silva foi pessoalmente felicitado pelo presidente do Governo Regional da Madeira e por vários autarcas madeirenses presentes, que destacaram o seu “percurso de dedicação à causa pública, ao associativismo e à proximidade entre freguesias de diferentes regiões do país”.

António Silva, que recentemente encerrou um ciclo de quase 30 anos de vida política ativa, agradeceu o convite e sublinhou “a amizade e o respeito mútuo” com Rui Marques, referindo que continuará “sempre disponível para colaborar em projetos que promovam o bem comum, o diálogo e a união entre comunidades”.