A chuva vai despedir-se. O Natal vai trazer sol e frio para Braga, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Esta segunda e terça-feira a previsão é de chuva ou aguaceiros com algumas abertas e máximas de 12º e 15º, respetivamente. A partir de quarta até ao próximo fim de semana espera-se céu limpo ou parcialmente nublado com as temperaturas a rondarem os 16º na quarta, os 12º no Dia de Natal e os 11º na sexta-feira.
O IEEE UMinho Student Branch anunciou a abertura das inscrições para mais uma edição da maior competição de engenharia da Universidade do Minho (UMinho) – Olimpíadas da Engenharia.
A edição de 2026 decorrerá nos dias 3 e 4 de fevereiro, desafiando estudantes da Escola de Engenharia a trabalhar em equipa durante 24 horas para resolver problemas práticos de natureza multidisciplinar. Cada equipa poderá escolher um dos três desafios propostos pela organização. No final, as soluções desenvolvidas serão avaliadas por um painel de júris composto por docentes da Escola de Engenharia, garantindo rigor e qualidade científica na apreciação.
Na edição anterior, os participantes enfrentaram desafios como a construção de um sistema de filtração de água artificialmente contaminada, um braço robótico com componente hidráulica e um pequeno avião com motor — exemplos que evidenciam o caráter abrangente, criativo e exigente desta competição.
As Olimpíadas da Engenharia são “uma oportunidade única para os estudantes explorarem o verdadeiro espírito da engenharia, colocando em prática os seus conhecimentos, criatividade e capacidade de trabalho em equipa”.
As inscrições estão abertas até 23 de janeiro de 2026 e podem ser realizadas aqui.
André Pereira, do GDR Santa Tecla, e Laura Taborda, do SC Braga, foram os vencedores da 47.ª Corrida de São Silvestre de Braga.
O atleta do Grupo Desportivo e Recreativo de Santa Tecla terminou os dez quilómetros com o tempo de 00:27:30. Em segundo ficou Diogo Rosário, do ACD Jardim da Serra, com 00:27:32, e em terceiro Francisco Rodrigues, do SC Braga, com 00:28:42.
Na prova feminina, Laura Taborda do SC Braga cortou a meta com a marca de 00:32:06, seguindo-se Vanessa Carvalho, também do SC Braga, com 00:32:48, e Telma Pinho, do Team El Comandante, com o tempo de 00:34:18.
A competição, que contou com o tiro de partida de João Rodrigues, presidente da Câmara Municipal e Braga, decorreu este domingo com partida e chegada na icónica Praça da República.
A 47.ª Corrida de São Silvestre de Braga contou com perto de 3.500 participantes e teve ainda uma caminhada de cinco quilómetros.
O Almoço de Natal do Vespa Clube do Minho ficou marcado pelo pedido de apoio económico, aos associados, para um cabaz de Natal a ser sorteado para uma família carenciada de uma das freguesias do concelho de Braga.
O sorteio recaiu para a freguesia de Panoias e, hoje, Luciano Igreja, presidente da Direção, e o membro Mário Correia, acompanhados pelo secretário da União de Freguesias de Merelim São Paio, Panoias e Parada de Tibães, fizeram a entrega de forma a “tornar mais farta a mesa de Natal dessa família”.
“Um agradecimento a todos os associados do Vespa Clube do Minho pelo seu contributo e pela forma solidária como responderam ao repto da Direção. Um agradecimento também à União de Freguesias de Merelim São Paio, Panoias e Parada de Tibães, pelo apoio a sinalizar a família a quem se destinou o cabaz”, referiu a Direção do Vespa Clube do Minho.
A Junta de Freguesia de Tadim, em Braga, promoveu a habitual festa de Natal dedicada às crianças da freguesia e EB1 da Estação. O evento natalício decorreu no pavilhão gimnodesportivo de Tadim.
O presidente da Junta de Freguesia de Tadim, Rolando Vilaça, sublinhou que “é importante manter vivas estas tradições, que fazem sorrir as nossas crianças e fortalecem os laços da comunidade, especialmente numa época tão especial como o Natal”, acrescentando que “a Junta de Freguesia continuará a trabalhar para tornar possíveis momentos como este, que certamente ficará na memória de todos os presentes”.
O ponto alto da iniciativa foi a apresentação da peça de teatro “Caminhos de Neve”, da Mala de Arte, que levou ao público um espetáculo de magia.
No total, participaram cerca de 100 crianças, num evento que acabou por reunir aproximadamente 150 pessoas, entre famílias e membros da comunidade local.
Durante a festa, a Junta de Freguesia ofereceu um presente a cada criança e serviu um lanche a todos os participantes.
A quarta reunião do Executivo Municipal de Braga, que se realiza esta segunda-feira, 22 de dezembro, às 14:00, no Forum Braga, vai ter 246 pontos na ordem de trabalhos.
Em análise estarão, entre outros assuntos, a designação do representante do Município nas Assembleias das Empresas Municipais; a proposta final da 3.ª Revisão do PDM de Braga, e processos referentes à gestão Municipal, Urbanismo e gestão do Território.
O vereador da Juventude da Câmara Municipal de Barcelos enalteceu o trabalho desenvolvido, ao longo dos últimos anos, pela Associação Académica do IPCA (AAIPCA), e assumiu o compromisso da autarquia em “fazer todos os esforços” para criar um espaço estudantil na cidade. Carlos Eduardo Reis falava na cerimónia oficial de tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da AAIPCA, que decorreu na passada sexta-feira.
A sessão deu início a uma nova etapa na vida daquela associação académica, que passou agora a ser liderada por Beatriz Medela, recém-eleita presidente da AAIPCA.
Na sua intervenção, Carlos Eduardo Reis agradeceu ao presidente cessante, João Salazar, por toda a colaboração nestes anos de trabalho e desejou as maiores felicidades à nova presidente da AAIPCA, manifestando a disponibilidade da autarquia para continuar a colaborar com a associação. “Podem sempre contar com a Câmara Municipal. Agradeço ao presidente cessante, João Salazar, por toda a disponibilidade e pelo trato fácil, o que constituiu uma vantagem para conseguirmos levar o IPCA e a AAIPCA mais longe”, disse.
Carlos Eduardo Reis deixou ainda uma promessa: “Vamos fazer todos os esforços para ser criado um espaço estudantil em Barcelos, pois é um pedido feito há vários anos e vamos concretizá-lo”. Este espaço visa ser um ponto de encontro para os estudantes do ensino superior, que valorize ainda mais a vida académica na cidade.
A sessão começou com o discurso da nova presidente da AAIPCA, Beatriz Medela, que destacou a importância do percurso realizado pela anterior equipa, deixando um reconhecimento especial a João Salazar. A presidente empossada agradeceu o apoio e a confiança dos estudantes e reafirmou a “determinação da nova direção em assumir um papel ativo, próximo e comprometido, focado na defesa dos interesses dos estudantes e na valorização da comunidade académica ao longo do novo mandato”.
João Salazar agradeceu, por seu turno, a colaboração de todos nestes anos que esteve à frente da direção e desejou sucesso e concretizações à nova direção.
Também presente na cerimónia, a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, que está prestes a terminar o seu último mandato à frente da instituição, aproveitou para enaltecer o trabalho dos órgãos anteriores e desejar os maiores sucessos à AAIPCA.
O momento solene incluiu ainda a atribuição de votos de louvor e contou com a presença de figuras relevantes da vida académica e institucional, refletindo o espírito de continuidade e cooperação entre gerações e instituições. Entre elas, Francisca Carvalho (presidente da Mesa da Assembleia Geral da AAIPCA), Daniel Aragão (presidente da FaiRe – Federação Académica para a Informação e Representação Externa), Diogo Salgado Braz, (presidente da FADU – Federação Académica do Desporto Universitário) e Diogo Machado, (presidente da FNAEESP – Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico).