Início Site Página 472

Guimarães: Irmandade de São Crispim vai ser condecorada pelo Presidente da República

0
© CM Guimarães
© CM Guimarães

Na noite de Natal, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, anunciou que a Irmandade de São Crispim e de São Crispiniano será condecorada pelo presidente da República com a Medalha de Mérito Social, numa cerimónia a realizar-se no próximo dia 30 de dezembro, no Palácio de Belém. O anúncio foi feito no dia da tradicional Ceia de Natal promovida pelo Albergue de São Crispim, uma das mais antigas expressões de solidariedade social do país, com origem em 1315.

“No próximo dia 30 de dezembro, esta Irmandade vai ser reconhecida e homenageada pelo Senhor Presidente da República com a atribuição da Medalha de Mérito Social. É o maior reconhecimento público que uma instituição pode receber”, afirmou Ricardo Araújo, momentos antes do início da ceia solidária.

O presidente da Câmara destacou o significado histórico e social da Irmandade, sublinhando que a distinção nacional reconhece 710 anos de serviço à comunidade, dedicados ao acolhimento dos mais pobres e vulneráveis do concelho.

“Não há comunidade desenvolvida se não souber cuidar de todos. Esta Irmandade é um exemplo vivo desse compromisso ao longo dos séculos”, acrescentou o autarca, manifestando “o orgulho redobrado no trabalho desenvolvido”.

Para o juiz da Irmandade, o reconhecimento do Chefe de Estado constitui “uma honra e um orgulho para a Instituição”. Dario Silva sublinhou que a comunidade vimaranense acarinha o projeto social distintivo da Irmandade, realçando a importância patrimonial do seu conjunto edificado para a consolidação dos valores do Centro Histórico e Zona de Couros classificados pela UNESCO com o título de Património da Humanidade.

A Ceia de Natal do Albergue de São Crispim voltou a cumprir-se na noite de Consoada, reunindo mais de uma centena de pessoas entre utentes e voluntários, no coração do centro histórico de Guimarães, na rua que liga a Rua da Rainha à Tulha. A iniciativa mantém uma tradição iniciada em 1315, fazendo deste albergue um símbolo maior da solidariedade vimaranense.

Na sua intervenção, Ricardo Araújo deixou ainda uma mensagem de união e esperança, desejando a todos um Feliz Natal e reforçando que “Guimarães é uma comunidade que sabe acolher, cuidar e incluir, “onde todos fazem parte, sem exceção”.

Celorico de Basto terá orçamento de 45 milhões de euros

0
© CM Celorico de Basto
© CM Celorico de Basto

O Município de Celorico de Basto prevê um orçamento global de cerca de 45 milhões de euros, com destaque para a saúde, a habitação, a educação e os parques empresariais/fortalecimento económico.

“Em 2026 e tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos, sempre em sentido crescente, temos o maior orçamento de sempre, no valor de 45 milhões de euros, reforçando a nossa capacidade de planear e executar investimentos de impacto que se traduzem em confiança e reforço no trabalho desenvolvido”, disse José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

O autarca acrescenta que “este plano de atividades e orçamento denota um ciclo de continuidade e consolidação das estratégias e medidas que têm vindo a orientar o plano de ação do executivo nos últimos anos. Vamos continuar de forma resoluta, com responsabilidade e rigor, a apostar na melhoria das infraestruturas, equipamentos e modernização municipal, com eficácia e eficiência, que consubstancie de forma clara na elevação das condições de vida dos celoricenses”.

Entre os setores prioritários, a saúde assume “um papel central, enquanto pilar essencial do bem-estar da população”. Está previsto um investimento de oito milhões de euros até 2029 para obras de beneficiação do Centro de Saúde e dos Postos Médicos do concelho.

“Este investimento permitirá o reforço das infraestruturas existentes, a melhoria das condições de acesso aos cuidados de saúde e uma maior articulação com os diferentes agentes do setor. De acordo com o Plano, uma parte significativa da execução financeira deverá efetivar-se ao longo do ano de 2026”, refere José Peixoto Lima.

O autarca celoricense sublinha que estas intervenções visam “responder às necessidades atuais da população e criar condições mais adequadas para a prestação de cuidados de saúde de qualidade, enquadrando-se numa estratégia mais ampla de desenvolvimento sustentável do território”.

Em termos de habitação, é objetivo “dar continuidade ao investimento na construção de habitação com rendas acessíveis nos centros urbanos de Gandarela, Fermil, Celorico e Mota, através da construção de edifícios de raiz, bem como através da reabilitação dos edifícios das antigas escolas primárias, num investimento até 2030 de 21 milhões de euros”. “Uma área de intervenção muito significativa no combater a indignidade de muitas habitações, nomeadamente da nossa população mais idosa e mais vulnerável. E em simultâneo, promovemos a criação de soluções acessíveis, a reabilitação urbana e políticas que favoreçam a fixação da população e a inclusão social”, acrescenta o autarca.

Na educação está previsto um investimento de 10 milhões de euros até 2030 orientado para a reabilitação do parque escolar e equipamentos desportivos com ele interligado.

Este orçamento leva o autarca a comprometer-se, para os próximos quatro anos, com a reabilitação e ampliação dos parques empresariais do concelho, e ainda a construção de novos parques, espaços que se verificam “cruciais, enquanto motores de desenvolvimento económico, que originam a criação de emprego e atração de investimento, contribuindo para a competitividade do território e para atratividade de novos investimentos e áreas de negócio”.

Trabalhadores da AGERE deixam cidade de Braga limpa após Bananeiro

0
© AGERE
© AGERE

A AGERE assegurou os serviços de limpeza após o tradicional Bananeiro para que a cidade ficasse limpa, organizada e preparada para receber a manhã de Natal.

A empresa municipal de Braga agradeceu o empenho dos seus trabalhadores por deixarem a cidade limpa. “A tradição voltou às ruas de Braga e a AGERE esteve, mais uma vez, na retaguarda do evento, ao assegurar os serviços de limpeza para que a cidade ficasse limpa, organizada e preparada para receber a manhã de Natal. Um agradecimento especial às equipas de limpeza urbana, cujo trabalho incansável durante as festividades permite que todos desfrutem do Bananeiro com segurança e conforto. O esforço diário destas equipas é essencial para que Braga continue a ser uma cidade cuidada e acolhedora”, disse a AGERE

Braga volta a votar proposta final da 3.ª Revisão do PDM

0
© Sandra Antunes
© Sandra Antunes

O Executivo Municipal de Braga vai voltar a votar a proposta final da 3.ª Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) em reunião extraordinária, que se realiza na segunda-feira, 29 de dezembro, à 14:30, no Forum Braga.

Em análise estarão 14 pontos na ordem de trabalhos, com destaque para, além do PDM, a designação do representante do Município nas Assembleias das Empresas Municipais e os pedidos de emissão de parecer para atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação de Futebol de Braga e ao Cabido da Sé de Braga.

Recorde-se que na última Reunião de Câmara a proposta final da 3.ª Revisão do PDM foi chumbada com os votos contra do movimento independente Amar e Servir Braga, Partido Socialista e Iniciativa Liberal.

Cotrim: o Presidente certo para Portugal

0
© IL
© IL

Portugal está prestes a iniciar um novo ciclo político na Presidência da República. Marcelo Rebelo de Sousa está prestes a sair de cena e os portugueses irão ser chamados às urnas para escolher quem irá ocupar o Palácio de Belém nos próximos 5 anos.

Este acto eleitoral promete ser diferente dos outros. 40 anos depois, prevê-se que estas eleições serão bastante disputadas e serão necessárias 2 voltas para eleger o próximo Presidente da República. Se há quem não goste, eu penso que isto é bom para a democracia. Significa que há mais opção de escolha e há várias opções para os portugueses se reverem.

No meio de tantas opções, venho falar daquela que penso ser a mais indicada para ocupar o Palácio de Belém nos próximos 5 anos. Essa opção é João Cotrim de Figueiredo. Porquê? Vou listar aqui 4 motivos:

1 – A julgar pelas sondagens, o povo português pretende que o próximo Presidente da República seja mais interventivo e menos permissivo. João Cotrim de Figueiredo sabe que Portugal precisa de reformas e mais acção governativa para avançar e responder aos desafios do futuro, e já prometeu fazer a sua parte para pressionar o governo a avançar com as reformas necessárias. Sabemos que o PR não governa mas tem poder de influência e Cotrim irá usá-lo;

2 – O candidato que fala dos temas necessários. Enquanto temos um candidato que está mais preocupado em fazer barulho e cartazes provocadores e outros que preferem fingir que nada acontece por taticismo político, João Cotrim de Figueiredo fala dos temas que Portugal deve realmente preocupar-se para o futuro. Desde a evolução geopolitica a nível mundial e a exposição de Portugal nesta evolução, o futuro da UE e o que Portugal pode e deve fazer para melhorar a organização política europeia, o seu papel na NATO, a revolução da IA e como Portugal pode responder a esses desafios, etc… Temos uma classe política que prefere fingir que nada disto está a acontecer e empurrar os problemas para os portugueses do futuro resolverem. Cotrim sabe que não podemos esperar mais e devemos precavermo-nos JÁ!!! Mais uma vez, o PR deve usar a sua influência para chamar a atenção para isto e fazer as entidades politicas mexerem-se.

3 – Não foge a temas difíceis. Enquanto outros candidatos fogem ou usam populismo para evitar danos eleitorais, João Cotrim de Figueiredo não foge e sabe que esses temas têm de ser falados. Um exemplo é o actual sistema de pensões. Sabemos que a Segurança Social precisa de reformas para garantir que as gerações futuras possam ter a sua pensão quando chegarem à velhice. Outros candidatos preferem fugir ao tema ou enganar os portugueses, dando soluções que não funcionam ou são apenas populismo barato. Mais uma vez, sabemos que o PR não legisla, mas deve usar a sua influência para que se avance para a reforma do sistema de pensões para evitar que as gerações futuras saiam bastante penalizadas pela falta de coragem política dos políticos actuais;

4 – Portugal pode e deve ambicionar mais! Portugal tem potencial para ser um país ainda melhor e com qualidade de vida. Infelizmente, nos últimos anos, tivemos uma classe politica que se contentava com pouco e nada fez para que Portugal pudesse avançar. Aqui o PR pode e deve usar a sua influência para que a classe política se mexa e fazer com que os portugueses se tornem mais exigentes com quem os governa.

Ao longo da sua vida, João Cotrim de Figueiredo já deu provas das suas capacidades e na sua curta carreira política mostrou a sua coragem para fazer o que tem de ser feito e falar do que realmente interessa. Portanto, penso que Portugal deve dar-lhe uma oportunidade para que, finalmente, possamos ter alguém diferente, competente, corajoso e capaz no Palácio de Belém.

Está na hora de sairmos do mais do mesmo.

Está na hora de ambicionar mais.

Está na hora de exigir mais.

Está na hora de imaginar Portugal!!!

Governo da Galiza reconhece caminho que liga Braga a Santiago de Compostela

0
© Associação Transfronteiriça do Caminho da Geira e dos Arrieiros
© Associação Transfronteiriça do Caminho da Geira e dos Arrieiros

O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria para reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, contando-se entre o grupo inicial o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.

O ministro da Cultura, Língua e Juventude, José López Campos, explicou que um dos objetivos desta nova classificação é “reconhecer percursos que, embora não preencham todos os critérios exigidos para serem declarados Caminho de Santiago, cumprem os requisitos considerados relevantes para receberem uma atenção especial das administrações públicas”.

“São percursos que ligam a história, tradição e património, e especialmente importantes para difundir a cultura e identidade por toda a região”, salientou López Campos, na terça-feira, dia 23, após uma reunião com representantes de municípios galegos.

O responsável do governo regional da Galiza explicou que esta medida responde às solicitações “dos municípios, associações e entidades que, nos últimos anos, têm realizado um extenso trabalho de documentação para divulgar rotas únicas”.

Assim, a criação desta categoria pretende “destacar os itinerários que promovem e difundem a cultura, o desenvolvimento sustentável e a coesão social em diferentes regiões, especialmente nas áreas em risco de exclusão cultural devido às suas condições geográficas e sociais”.

Além do Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros (CGA), estão também listados os itinerários de São Rosendo (Santo Tirso), Minhoto Ribeiro (Braga), Muxía via Brandomil, Mariñán, Muros-Noia, do Mar e do Künig.

Entre estes, o CGA é de longe o itinerário mais procurado pelos peregrinos, com 757 compostelas atribuídas este ano. Em oito anos, estima-se que tenha sido percorrido por pelo menos 7.634 pessoas, 3.176 das quais receberam o documento que comprova a chegada à capital da Galiza pelos meios tradicionais.

Esta nova categoria será formalizada através de um decreto que estabelecerá as medidas específicas para a proteção, promoção e apoio, garantindo que estes percursos recebem “uma atenção especial por parte das administrações públicas no planeamento de programas culturais, na atribuição de subsídios e na conceção de iniciativas que valorizem a sua importância”.

O Caminho da Geira tem 239 quilómetros, começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela do Homem.

Foi apresentado em 2017, em Ribadavia (Galiza) e em Braga, reconhecido pela Igreja em 2019, e referido em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021).

O percurso destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira, a via do género mais bem conservada do antigo Império Romano do Ocidente, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos poucos que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.

Funeral de Ângela Pereira realiza-se este sábado em Afife

0
DR
DR

O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, Viana do Castelo.

A missa de corpo presente terá início às 15:00, indo posteriormente para o Crematório Central do Vale do Ave, em Famalicão, onde será cremada no domingo, às 11:30. A missa de sétimo dia decorrerá no dia 31 de dezembro, às 16:30.

Antes de partir, Ângela pediu à família para que no seu funeral todos usem uma peça de roupa branca, símbolo da luz, paz e de agradecimento profundo que a envolveu ao longo do seu caminho.

Ângela Pereira, de 23 anos, enfrentava uma doença oncológica e sofria de uma grave condição nos pulmões. A jovem minhota gerou uma onda de solidariedade a nível nacional e além-fronteiras na luta para continuar a viver e cumprir os seus sonhos.

Orquestra Filarmónica de Braga dá Concerto de Ano Novo “Strauss & Friends”

0
© Orquestra Filarmónica de Braga
© Orquestra Filarmónica de Braga

A Orquestra Filarmónica de Braga apresenta o Concerto de Ano Novo “Strauss & Friends”, que será realizado em três espaços distintos.

No dia 1 de janeiro, às 17:00, o concerto decorrerá no Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo. No dia 2 de janeiro, às 21:30, o espetáculo decorrerá no Forum Braga. O bilhetes estão disponíveis em Meoblueticket.pt, Forum Braga, Fnac, Worten, e locais habituais. No dia 11 de janeiro, às 16:00, a orquestra apresenta-se no Fórum Cultural de Ermesinde.

No concerto de Ano Novo, ao estilo de Viena, são apresentadas as Valsas e Polkas dos grandes compositores da família Strauss, entre outras grandes obras de compositores seus contemporâneos.

Novo ano traz subida dos preços dos combustíveis

0
DR
DR

Após quatro semanas consecutivas a descer, os preços dos combustíveis vão subir no ano novo.

Segundo a imprensa especializada do setor, o preço do gasóleo irá aumentar 0,5 cêntimos e a gasolina irá subir 1 cêntimo por litro.

Conheça a chave do Eurodreams

0
DR
DR

Os números do sorteio do Eurodreams de hoje já são conhecidos. A chave é composta pelos números 8 – 9 – 11 – 13 – 37 – 39 e número de sonho 4.

Esta chave vale 30 mil euros por mês durante 30 anos.

Para mais informações, consulte o site dos Jogos Santa Casa.