Início Site Página 453

Esposende reforça apoio aos Bombeiros Voluntários

0
© CM Esposende
© CM Esposende

A Câmara Municipal de Esposende aprovou, em reunião do executivo e por unanimidade, a atribuição de apoios financeiros às corporações de Bombeiros Voluntários do concelho, no montante global de 107.372 euros.

Em causa está o apoio à aquisição de viaturas e à melhoria da sua capacidade operacional, nomeadamente da Benemérita Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fão e da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende.

No que respeita à Benemérita Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fão, foi aprovado um apoio financeiro no valor de 47.372 euros, correspondente à comparticipação de 50% dos custos de aquisição de uma viatura.

Relativamente à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende, o executivo municipal aprovou a concessão de um apoio financeiro global no montante de 60.000 euros, sendo que 42.500 euros são destinados à comparticipação de 50% do valor de aquisição de uma viatura e 17.500 euros destinam-se a comparticipar 75% das despesas de conservação e manutenção de equipamentos.

Estes apoios inserem-se na política municipal de valorização e fortalecimento dos agentes de Proteção Civil do concelho, reconhecendo “o papel fundamental desempenhado pelas corporações de bombeiros voluntários na defesa de pessoas e bens, na prevenção de riscos e no socorro às populações em situações de emergência, acidente grave ou catástrofe”.

O Município de Esposende reafirma o seu compromisso de “continuar a apoiar, dentro da sua disponibilidade financeira, as corporações concelhias, nomeadamente através da comparticipação na aquisição de viaturas, equipamentos e na melhoria das condições operacionais e de trabalho dos seus elementos, por considerar tratar-se de um investimento de relevante interesse público em prol da segurança e bem-estar da comunidade”.

Vandalizam cemitério municipal de Vieira do Minho

0
© CM Vieira do Minho
© CM Vieira do Minho

O Município de Vieira do Minho alertou para a ocorrência de atos de vandalismo no Cemitério Municipal, causando danos.

Face a esta situação, a autarquia apelou “ao bom senso e à colaboração de todos”, recordando “a importância do respeito pelos espaços públicos e pelo património municipal”.

Para garantir a segurança e a preservação do cemitério, a Câmara Municipal já reportou às entidades competentes, nomeadamente a GNR, e irá reforçar a vigilância no local, com ações preventivas que visam “proteger o espaço e assegurar que este continue a ser um local de respeito e memória para todos os munícipes”.

O Município conta com a cooperação da população para “evitar novos incidentes e preservar o seu compromisso de manter o Cemitério Municipal em condições adequadas para todos”.

Mulher fica ferida após despistar-se na Avenida António Macedo em Braga

0
© Amanda Corrêa
© Amanda Corrêa

Um despiste automóvel provocou ferimentos ligeiros a uma mulher, esta quinta-feira, na Avenida António Macedo, em Braga.

A condutora, com cerca de 45 anos, foi transportada para o Hospital de Braga com ferimentos ligeiros.

O acidente ocorreu no sentido Braga Parque – Estação Ferroviária.

Os Bombeiros Sapadores de Braga foram acionados para o local.

A PSP tomou conta da ocorrência.

Hospital de Braga acionou nível máximo do plano de contingência

0
© Hospital de Braga
© Hospital de Braga

O Hospital de Braga acionou o nível máximo do plano de contingência face ao aumento do número de casos de gripe e da pressão sentida nas urgências.

A ativação do plano de contingência de nível 3 implica o adiamento de cirurgias programadas não urgentes de forma a libertar camas do internamento.

O plano está em vigor até dia 12 de janeiro, mas poderá ser ajustado tendo em conta a época gripal.

PSD Vila Verde organiza almoço de apoio a Luís Marques Mendes

0
© PSD
© PSD

Luís Marques Mendes, candidato à Presidência da República Portuguesa, vai participar num almoço organizado pelo PSD de Vila Verde, em apoio à sua candidatura.

A iniciativa decorrerá no próximo sábado, na Quinta da Aldeia, em Gême, às 12:30.

Conhecidos os vencedores do Concurso Eco-Natal de Braga

0
© CM Braga
© CM Braga

Decorreu hoje a cerimónia de entrega de prémios da XXII edição do Concurso Eco-Natal de Braga. A iniciativa visa despertar a imaginação e a criatividade, promovendo simultaneamente uma cultura de responsabilidade ambiental.

Dirigido aos Jardins de Infância, às escolas do 1.º CEB, dos 2.º e 3.º ciclos, e às entidades do concelho com atividades de tempos livres (ATL), o concurso, que envolveu mais de mil crianças e jovens, desafiou os participantes a conceber peças alusivas à quadra natalícia (árvores de Natal, ornamentos e presépios) recorrendo exclusivamente a resíduos sólidos urbanos (embalagens de plástico, metal ou cartão, tecidos, rolhas ou caricas, entre outros).

Altino Bessa, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, referiu que “este é um projeto de referência no concelho”. “Ao longo das últimas edições, temos verificado um aumento bastante considerável do número de participantes, sensibilizando a comunidade para a urgência das questões ambientais e para a necessidade de reduzir o desperdício”, afirmou.

Segundo o vice-presidente, esta iniciativa “cumpre também uma função cívica fundamental: estimular o pensamento crítico, educar para a sustentabilidade e valorizar a expressão artística enquanto instrumento de transformação social”. “Continuaremos a investir nesta metodologia na medida em que a consideramos essencial não apenas para quem participa, mas para todos os que têm oportunidade de apreciar esta mostra”, disse.

Estiveram expostos 16 trabalhos. Dez no exterior do Posto de Turismo e seis no interior deste. Nesta edição participaram 14 instituições.

Resultados:

EB1 – No interior do Posto de Turismo

  • 1.º Prémio – EB1 de Frossos – Natal no Polo Norte
  • 2.º Prémio – Jardim-Escola João de Deus – Bota do Pai Natal
  • 3.º Prémio – EB1 de Real – Carrocel

EB2/3 – Junto ao Posto de Turismo

  • 1.º Prémio – EB 2, 3 de Lamaçães – Árvore de Natal
  • 2.º Prémio – EB 2, 3 de Palmeira – Árvore de Natal

ATL – Junto ao Posto de Turismo

  • 1.º Prémio – CATL – Centro Social Paroquial Sobreposta – Árvore de Natal Eco-friendly
  • 2.º Prémio – APPACDM – Complexo de Gualtar – Árvore de Natal
  • 3.º Prémio – Centro D. João Novais e Sousa – CAO Árvore de Natal

Homem em estado grave após ser atropelado por camião em Famalicão

0
© INEM
© INEM

Um homem ficou em estado grave após ter sido hoje atropelado por um camião, na freguesia da Cruz, Famalicão.

Segundo O Minho, a vítima terá cerca de 60 anos e foi transportada para o Hospital de Famalicão em estado grave.

Os Bombeiros de Famalicão prestaram socorro.

A GNR tomou conta da ocorrência.

500 alunos de Barcelos disputam corta-mato escolar

0
© CM Barcelos
© CM Barcelos

500 alunos das escolas de Barcelos vão participar, no próximo dia 14 de janeiro, no Corta-Mato escolar concelhio, a realizar no Parque da Cidade.

A iniciativa, organizada pelo Município de Barcelos, resulta de uma proposta dos pelouros da Educação e do Desporto da Câmara Municipal, em estreita cooperação com os Agrupamentos de Escolas do concelho, e visa a preparação para o Corta-Mato escolar distrital.

A prova, com início às 09:30, conta com a participação dos Agrupamentos de Escolas e Escola Não Agrupada: Alcaides de Faria (AE Manhente + Escola Secundária Alcaides de Faria); Barcelos (AE Abel Varzim + Escola Secundária de Barcelos); Fragoso; Gonçalo Nunes; Rosa Ramalho; Vale D’Este; Vale do Tamel e Escola Secundária de Barcelinhos.

Numa jornada que, além da vertente desportiva, visa também promover a confraternização e o convívio entre os mais novos, as provas destinam-se aos escalões de juniores sub-21, juvenis sub-18, iniciados sub-15, infantis B e infantis A, masculinos e femininos.

No final do evento, haverá entrega de prémios individual e um troféu para o Agrupamento/Escola com melhores classificações no somatório das provas.

Braga: Irmandade de São Vicente convida fiéis a serem irmãos desta secular instituição

0
© Irmandade de São Vicente - Braga
© Irmandade de São Vicente – Braga

A Irmandade do Mártir São Vicente, em Braga, procura novos irmãos que queiram associar-se a esta instituição religiosa.

Os interessados poderão efetuar as suas inscrições na sacristia da Igreja Paroquial.

“A Irmandade do Mártir São Vicente dirige um convite a todos os fiéis que desejem integrar esta secular instituição, fundada na fé, na devoção ao seu santo padroeiro e no compromisso cristão. Ser irmão da Irmandade é participar na preservação das tradições, na vivência espiritual e no testemunho de serviço que nos foi legado ao longo das gerações. Todos os que sintam este apelo são convidados a inscrever-se como irmãos da Irmandade do Mártir São Vicente. São Vicente, interceda por todos”, convidou a direção.

Recorde-se que as festas de São Vicente realizam-se neste mês de janeiro.

Guimarães dinamiza 26 atividades no âmbito da Capital Verde Europeia

0
© CM Guimarães
© CM Guimarães

Após a inauguração oficial de Guimarães 26 – Capital Verde Europeia na sexta-feira, a cidade continua a celebrar a sustentabilidade no fim de semana.

No sábado, dia 10 de janeiro, a partir das 10:30, o Município propõe um programa descentralizado com 26 atividades gratuitas, distribuídas por vários pontos do concelho.

Performances de dança no espaço público, atuações de bandas e grupos corais locais, recitais de poesia, oficinas de mobilidade suave – como a Educabicla – e um showcooking com o chef António Loureiro, no Mercado Municipal, são apenas algumas das sugestões que convidam a comunidade a viver a Capital Verde Europeia no espaço público.

Além disso, ao longo do dia, a “Cantarinha”, mascote da Capital Verde Europeia, irá percorrer as ruas de Guimarães, promovendo momentos de interação e sensibilização ambiental com o público, num ambiente festivo e familiar que visa unir gerações em torno do futuro climático da cidade.

Com o objetivo de promover uma mobilidade mais sustentável, reduzir a utilização do automóvel individual e facilitar o acesso do público às diferentes iniciativas, o município assegura ainda uma operação especial da Guimabus. Nesse sentido, a operadora irá assegurar o funcionamento das linhas com término no centro da cidade, nomeadamente no Campo da Feira e em S. Gonçalo. Os horários de volta serão às 20:00, 21:00 e 22:00 e o regresso será feito às 23:30, 00:30 e 01:30.

O objetivo desta programação é “reforçar o compromisso de Guimarães com a ecocidadania e o envolvimento local, convidando a cidade e os visitantes a celebrar, participar e projetar o futuro a partir da cultura, da comunidade e da sustentabilidade”.