Início Site Página 207

Guimarães implementa nova solução para otimizar mobilidade e acolhimento turístico

0
© CM Guimarães
© CM Guimarães

O Município de Guimarães relocalizou a paragem de autocarros turísticos do Largo da República do Brasil para o início da Avenida D. João IV, introduzindo uma nova solução que visa otimizar a gestão dos fluxos turísticos, melhorar a circulação no centro da cidade e reduzir situações de congestionamento, com impacto positivo no quotidiano dos vimaranenses e na experiência dos visitantes.

A medida de relocalização entra agora em vigor em regime experimental, permitindo a reorganização deste ponto de paragem num local mais adequado à dinâmica urbana. 

Assim, durante este período, os autocarros turísticos passam a poder efetuar paragens de curta duração, exclusivamente para a tomada e largada de passageiros, com início na Avenida D. João IV (sentido ascendente), duração máxima de 10 minutos, com período experimental até 31 de agosto.
 
A medida será acompanhada, sempre que possível, pela Polícia Municipal, sendo posteriormente avaliada quanto ao seu impacto na mobilidade urbana e na organização do espaço público. 

Os locais de estacionamento para autocarros mantêm-se inalterados, podendo os condutores continuar a estacionar na Rua do Rei do Pegu ou nos outros locais definidos para o efeito.
 
Locais de estacionamento:

  • Rua Rei do Pegú  
  • Rua D. Teresa  
  • Rua D. Urraca  
  • Alameda envolvente ao Estádio

Locais de paragem atualmente disponíveis:

  • Avenida Conde de Margaride  
  • Rua Camilo Castelo Branco  
  • Rua Conde D. Henrique  
  • Avenida D. João IV (caráter experimental)

Alunos de Famalicão celebram 150 anos da chegada do comboio com exposição

0
© CM Famalicão
© CM Famalicão

A exposição coletiva “De Famalicão para o Mundo… De comboio há 150 anos!”, que reúne trabalhos de expressão plástica e escrita desenvolvidos ao longo dos últimos meses por alunos famalicenses, do pré-escolar ao 12.º ano, vai ser apresentada ao público no dia 30 de abril, pelas 14:00, no Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado.

Os trabalhos artísticos, que vão estar expostos até dia 30 de julho, com entrada livre, são o resultado do concurso dinamizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão, através do programa educativo e cultural “De Famalicão Para o Mundo”, no âmbito da celebração dos 150 anos da Linha do Minho e da chegada do comboio a Vila Nova de Famalicão que se assinalou em 2025.

O objetivo é “promover a educação patrimonial, a preservação da memória ferroviária e reforçar a identidade coletiva e o sentido de pertença em torno de um legado que moldou o território e a mobilidade nacional”.

O concurso contou com o envolvimento de 627 alunos famalicenses, em cinco escalões e duas modalidades (“Expressão Plástica – Ilustração ou Maquete ou Vídeo” e “Expressão Escrita – Narrativa”), resultando num total de 200 trabalhos artísticos avaliados por um júri composto por investigadores, professores e técnicos municipais.

A entrega oficial dos prémios aos vencedores terá lugar no dia 23 de maio, pelas 16:30, no referido espaço museológico. A lista completa dos vencedores poderá ser consultada no portal do Município de Famalicão.

Celorico de Basto celebrou Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

0
© CM Celorico de Basto
© CM Celorico de Basto

Foi com uma visitada orientada pela Rota do Românico no Centro Interpretativo de Veade e igreja de Santa Maria de Veade que Celorico de Basto celebrou o Dia Internacional dos Monumentos e Sitios.

A visita decorreu no dia em que se celebra a efeméride e permitiu aos visitantes conhecer aquele espaço, a igreja e o Centro Interpretativo, reconhecer momentos da histórias, marcas do românico que, além da sua função prática, muitas destas marcas apresentam formas geométricas simples — cruzes, estrelas, linhas paralelas ou símbolos abstratos — e, em alguns casos, levam interpretações de caráter simbólico ou até espiritual. A iniciativa integrou o programa do DIMS 2026, subordinado ao tema “Património vivo: resposta de emergência em contextos de conflitos e desastres”, definido pelo International Council of Monuments and Sites (ICOMOS Internacional).

A visita em Celorico de Basto revelou-se uma viagem pelo património histórico e cultural local. “Um momento cultural e educativo muitíssimo interessante, que valoriza este espaço e dá a conhecer, de forma clara, as marcas do românico”, sublinhou a vereadora da Cultura, Maria José Marinho, deixando ainda um agradecimento ao técnico da Rota do Românico pela condução da visita.

Paulo Raimundo contra PPP no Hospital de Braga

0
© PCP
© PCP

Paulo Raimundo, Secretário-geral do PCP, esteve hoje numa ação pública contra o fim do PPP no Hospital de Braga.

“A PPP drena recursos públicos, que podiam ser canalizados para o reforço do serviço público e valorização dos seus trabalhadores”. A decisão do governo PSD/CDS de retomar a Parceria Público-Privada no Hospital de Braga constitui um grave ataque ao serviço nacional de saúde.  O SNS não pergunta a apólice do seguro, não coloca teto de gastos e é a garantia do direito à saúde constitucionalmente consagrado”, refere Paulo Raimundo.

O Secretário-geral do PCP reforça que “e as verbas são transferidas para os grupos económicos da saúde, então há meios para investir no Serviço Nacional de Saúde”. “Há meios para aumentar o número de profissionais, nomeadamente através das remunerações, valorização das carreiras e melhoria das condições de trabalho. Há meios para assegurar a toda a população médico de família, garantindo consultas de especialidade e tratamentos no SNS em tempo adequado. Há meios para aumentar a capacidade de resposta do SNS, renovando infra-estruturas e adquirindo equipamentos. Há meios para diminuir custos para a população, nomeadamente através do apoio à compra de medicamentos. E há meios para reverter os encerramentos de urgências e travar a privatização da gestão hospitalar e de cuidados de saúde primários”, sublinha.

“O PCP tem vindo a denunciar como a PPP sacrifica a qualidade do serviço, diminui as condições de trabalho dos profissionais de saúde, reduz custos (transferindo doentes indevidamente, encerra urgência pediátricas, recusa medicamentos aos pacientes), externaliza serviços, explora o estacionamento com preços muito elevados para profissionais e utentes, diminui o número de cirurgias e consultas. Numa frase: ataca o direito à saúde, favorece os lucros da gestão privada”, acrescenta.

Paulo Raimundo admite que “com todas as dificuldades, o Serviço Nacional de Saúde é a única garantia de um acesso pleno ao direito à saúde”. “A PPP foi revertida num quadro político-institucional favorável aos utentes. Essa reversão trouxe mais cirurgias e consultas, garantiu o tratamento da doença independentemente da condição social do utente. Em Braga é preciso garantir a gestão pública do Hospital, criar um Hospital Universitário  que valorize o ensino, a investigação e a proximidade geográfica com a Universidade. É preciso ainda garantir a construção da nova ala de cirurgia”, finalizou.

Esposende vai comemorar Dia do Livro e da Dança com performance artística

0
DR
DR
A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende, será palco de uma performance artística promovida pela Escola H.A.D. – Histórias da Arte e da Dança, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor e do Dia Mundial da Dança.

Sob o mote “E se levássemos os livros para casa e a Dança à Biblioteca?”, a iniciativa pretende promover a leitura e divulgar a dança através de um momento de interação entre os alunos e o espaço da biblioteca. A atividade articula períodos de leitura com a exploração do movimento, ocupando diferentes áreas do edifício e proporcionando uma experiência cultural inovadora.

Deste projeto resultará um registo de vídeo que será exibido na sessão do dia 23 de abril, pelas 19:00, seguindo-se uma visita guiada à Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.

A iniciativa insere-se na programação cultural do Município de Esposende, reforçando a valorização das artes e da leitura, bem como a dinamização dos equipamentos culturais locais. O vídeo produzido será posteriormente divulgado nos canais digitais do Município, assinalando também o Dia Mundial da Dança, celebrado a 29 de abril.

Guimarães vai aumentar oferta de creches e berçários

0
© CM Guimarães
© CM Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães aprovou, esta segunda-feira, em reunião do executivo, a atribuição de cerca de 2,5 milhões de euros em subsídios a instituições de solidariedade social do concelho.

A medida enquadra-se na estratégia do executivo de “consolidação das políticas sociais, com especial incidência no apoio à população idosa e no reforço da resposta dirigida às famílias, nomeadamente através da expansão da rede de creches e berçários”.

No final da reunião, o presidente Ricardo Araújo sublinhou o alcance da decisão. “Hoje aprovamos uma decisão estruturante para o concelho. Apoiamos com cerca de 2,5 milhões de euros o nosso setor social em Guimarães, as Instituições Particulares de Solidariedade Social, que são fundamentais para concretizar objetivos e prioridades definidas no início deste mandato”, disse.

O autarca evidenciou “a relevância destes apoios no território, quer no acompanhamento aos mais velhos, quer na resposta às necessidades das famílias”. “Por um lado, o apoio aos nossos seniores, aos nossos idosos, e estas instituições são determinantes pela capilaridade que têm em todo o território, mas também para dar resposta às nossas crianças e aos nossos jovens, particularmente no aumento da oferta de creches e berçários”, reforçou.

Segundo explicou Ricardo Araújo, “esta linha de financiamento dá continuidade a uma prioridade política assumida desde o início do mandato, centrada nos grupos mais vulneráveis e no reforço da capacidade de intervenção das instituições locais, que classificou como parceiros e elos de ligação com a população em todo o concelho”.

Uma parte relevante do investimento agora aprovado destina-se ao aumento da oferta de creches e berçários. “Fizemos um levantamento rigoroso dessas necessidades ao longo dos últimos meses e hoje estamos a aplicar um plano que, ao longo de dois anos, pretende aumentar consideravelmente a oferta de creches e de berçários em Guimarães”, afirmou.

Ricardo Araújo destacou ainda a importância do trabalho em rede com o setor social, concluindo que “é assim, com todos, com estas instituições, que vamos construindo um concelho com futuro e Guimarães para todos”.

Barcelos vai festejar São Paio em Carvalhal

0
© Victor Rodrigues / Toka & Dança
© Victor Rodrigues / Toka & Dança

A freguesia de Carvalhal, em Barcelos, vai festejar São Paio de 22 a 28 de junho.

As festividades contarão com animação musical, celebrações religiosas e fogo de artifício. Tino de Rans, Victor Rodrigues e os Toka & Dança são os cabeças de cartaz destas festividades.

Programa

22 a 28 de junho

  • Semana de Pregações
  • 20:00 – Terço
  • 20:30 – Missa e novena

26 de junho (sexta-feira)

  • 21:30 – Procissão de velas
  • 22:30 – Toka e Dança
  • 00:00 – Fogo de artifício
  • DJ Marss Hall

27 de junho (sábado)

  • 08:00 – Arruada com o Grupo de Bombos Galos Populares de Gamil
  • 18:30 – Terço
  • 19:00 – Missa
  • 21:00 – Tino de Rans
  • Sorteio de Rifas
  • 22:00 – Victor Rodrigues
  • 00:00 – Fogo de artifíco
  • Galsom

28 de junho (domingo)

  • 14:30 – Entrada da Fanfarra dos Escuteiros de Vila Cova e Banda Musical de Cabreiros
  • 15:30 – Missa e sermão, seguida da procissão
  • Concerto Musical de Cabreiros

Castelo de Lanhoso terá ano histórico em visitas

0
© CM Póvoa de Lanhoso
© CM Póvoa de Lanhoso

O Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso celebrou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com um balanço “extremamente positivo”. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, contou com entradas gratuitas e atividades lúdico-pedagógicas que atraíram 367 visitantes durante o passado fim de semana.

A dinamização das iniciativas esteve a cargo dos Serviços Educativos do Castelo, focaram-se na interpretação histórica aliada ao lazer, envolvendo famílias e grupos locais, como os Lobitos dos Escuteiros de Fontarcada.

O dinamismo turístico no Castelo de Lanhoso tem sido a nota dominante em 2026. Até à data, o Núcleo Museológico já contabilizou 3.416 visitantes, antecipando que este venha a ser um dos anos mais visitados de sempre. A Torre de Menagem continua despertar o interesse de um público global, registando já a passagem de 29 nacionalidades distintas, provenientes de países tão diversos como o Irão, Nova Zelândia, Índia, Síria e Colômbia. No cômputo geral dos turistas que visitam o concelho, a diversidade é ainda maior, ultrapassando as 50 nacionalidades, com destaque para brasileiros, franceses e espanhóis.

Estes números dizem respeito apenas ao interior da Torre de Menagem. O fluxo de visitantes que percorre as muralhas do Castelo — estrategicamente implantadas sobre o maior monólito granítico da Península Ibérica — é significativamente mais elevado.

A Torre de Menagem, com os seus quatro pisos de história, continua a ser um íman de curiosidade pela sua implantação peculiar e valor histórico incalculável.

O Castelo de Lanhoso mantém as suas portas abertas ao público de quarta-feira a domingo, das 09:30 às 12:30 e das 14:00 à 18:00.

As visitas guiadas estão sujeitas a marcação prévia através do e-mail [email protected].

Vizela comemora 25 de Abril com concerto de Ana Bacalhau e a Banda Filarmónica Vizelense

0
© Ana Bacalhau
© Ana Bacalhau

A Câmara Municipal de Vizela vai promover mais um programa comemorativo do 25 de Abril, que será realizado numa parceria com a Sociedade Filarmónica Vizelense e ACIV, e terá lugar na Praça do Município.

O destaque do programa vai para o dia 24 de abril com o concerto de Ana Bacalhau com a Banda da Sociedade Filarmónica Vizelense, que terá lugar às 22:00, na Praça do Município.

Reconhecida como uma das vozes mais marcantes da música portuguesa contemporânea, Ana Bacalhau destacou-se inicialmente como vocalista da banda Deolinda, conquistando o público com a sua expressividade e forte ligação à identidade cultural portuguesa. A solo, tem vindo a afirmar um percurso artístico sólido, marcado por canções de intervenção, sensibilidade social e grande proximidade com o público, sendo uma presença incontornável em momentos comemorativos como o 25 de Abril.

Depois da Banda da Sociedade Filarmónica Vizelense ter já atuado com vários artistas de renome nacional como Paulo de Carvalho, Pedro Abrunhosa, José Cid, Quinta do Bill, Agir, Carolina Deslandes, Olavo Bilac e Luis Represas sobe agora ao palco com Ana Bacalhau, num concerto que marcará sem dúvida estas comemorações do 25 de Abril.

O dia 25 de abril ficará marcado pelas cerimónias solenes. Às 10:00 terá lugar o hastear das bandeiras na sede do Município e às 10:30 realiza-se a sessão solene da Câmara e Assembleia Municipal de Vizela comemorativa da Revolução, no Auditório Municipal Francisco Ferreira.

Na noite do dia 25 de abril sobe ao palco da Praça do Município o jovem músico vizelense Pedro Costa, que apresentará o seu espetáculo ‘Tons de Abril’, às 22:00.

No domingo, dia 26 de abril, a partir das 15:00, terá lugar no palco do Jardim Manuel Faria, o concerto ‘Vozes de Abril’, com diversos grupos vizelenses.

No domingo, dia 26 de abril, às 15:00, terá lugar a inauguração da requalificação da rotunda e a nova via de acesso ao Estádio do Futebol Clube de Vizela.

Braga: 35 novos autocarros dos TUB vão ser benzidos no Santuário do Sameiro

0
© Jorge Palmeira / Santuário do Sameiro
© Jorge Palmeira / Santuário do Sameiro

Os 35 novos autocarros dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) vão ser benzidos no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro. A benção irá decorrer às 17:00, na Cripta e será presidida por por D. Delfim Gomes.

Esta iniciativa, que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, assinala “mais um passo no percurso de transformação dos TUB, marcado por uma forte aposta na sustentabilidade, inovação e melhoria contínua do serviço prestado à comunidade”.
Leia a notícia completa aqui.