Os Verdes defendem retoma da ligação direta entre Guimarães e Lisboa por Alfa Pendular
Sábado , Dezembro 5 2020 Periodicidade Diária nº 2656
Principal / País / Os Verdes defendem retoma da ligação direta entre Guimarães e Lisboa por Alfa Pendular

Os Verdes defendem retoma da ligação direta entre Guimarães e Lisboa por Alfa Pendular

Mariana Silva, deputada do Grupo Parlamentar Os Verdes, questionou o Governo, através do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, sobre a supressão, durante a pandemia e ainda não repostas, das ligações diretas entre Guimarães e Lisboa, por Alfa Pendular.

De acordo com o partido, esta suspensão trouxe “prejuízos sobre as deslocações profissionais e académicas e um impacto na deslocação de turistas para a cidade de Guimarães, cujo centro histórico é Património Mundial da Humanidade”.

Desde 2016, a CP disponibilizou o serviço ferroviário de longo curso em Alfa Pendular entre Guimarães e Lisboa.

As ligações diárias contavam com quatro ligações. Às duas ligações diárias entre a capital e Guimarães no serviço Intercidades, juntaram-se duas ligações por Alfa Pendular, uma em cada sentido. “Os horários  destas ligações vieram favorecer a mobilidade nas deslocações profissionais e académicas, mas também nas visitas turísticas entre importantes pólos culturais”, afirma Mariana Silva.

Os horários disponibilizados asseguravam a partida de Lisboa pelas 8h00 e chegada a Guimarães às 11h53, e a partida de Guimarães às 16h55 com chegada a Lisboa pelas 20h40. Estas ligações incluíam também paragens nas cidades da Trofa, Santo Tirso e, desde julho de 2019, paragem em Vizela.

Com a limitação da circulação de comboios e alterações à oferta regular posta em vigor durante a pandemia, foram suprimidas as ligações diretas entre Guimarães e Lisboa. No final de maio, o serviço Intercidades foi reposto na maioria das suas ligações, entre as quais Lisboa – Guimarães, contudo o serviço em Alfa Pendular ainda não foi retomado.

A CP disponibiliza na sua página a informação dos novos horários, em vigor desde o dia 30 de agosto, sendo possível confirmar a oferta do serviço de ligação direta em Alfa Pendular entre Guimarães e Lisboa com dois horários (um em cada sentido). No entanto, esta oferta, apesar de anunciada, não está ainda disponível.

Os Verdes pedem um esclarecimento por parte do Ministério das Infraestruturas e da Habitação sobre quando prevê a retoma das ligações ferroviárias diretas em Alfa Pendular entre as cidades de Guimarães e Lisboa e quando estarão previstas alterações aos horários existentes antes da pandemia.