A Orquestra Filarmónica de Braga desloca-se à cidade espanhola de Lugo para dar um concerto na Cerimónia de Abertura Oficial da Capital de Cultura do Eixo Atlântico – Lugo 2023.
O concerto contará com a direção musical do maestro Filipe Cunha e junta em palco a Orquestra e um artista Lucense – Abraham Cupeiro – um músico que recria as sonoridades do antigamente reconstruindo e tocando muitos instrumentos ancestrais.
O projecto chama-se “Pangea” e propõe aos ouvintes uma viagem pelas sonoridades de todo o mundo, com instrumentos de todos os continentes, com arranjos originais para orquestra e solista.
Este projeto mereceu distinção internacional e já foi gravado em disco pelo artista com a Royal Philharmonic Orchestra em Londres.
A Orquestra Filarmónica de Braga foi selecionada para este evento no meio de muitas propostas enviadas à organização.
Os ensaios começam já no início da próxima semana numa preparação “muito dedicada e empenhada para um repertório novo e pouco habitual mas muito bonito”.
“É mais um grande desafio à qualidade que a orquestra tem evidenciado e vamos trabalhar muito para diginificar a instituição e a nossa cidade realizando um grande concerto”, adiantou o maestro Filipe Cunha.
“Será um concerto muito bonito e muito importante para nós porque marcará mais um ponto alto na história da Orquestra Filarmónica de Braga que continua assim a colocar o nome da cidade no panorama musical internacional”, concluiu.