Segunda-feira, Abril 15, 2024
25.5 C
Braga
BragaOrquestra de música eletrónica de Braga canta os parabéns ao gnration

Orquestra de música eletrónica de Braga canta os parabéns ao gnration

© Braga Media Arts

A ODE – Orquestra de Dispositivos Eletrónicos vai apresentar espetáculo, em colaboração com o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, no aniversário do gnration, a 29 de abril.

A ODE: Orquestra de Dispositivos Eletrónicos é um projeto que tem vindo a renovar-se a cada ano, com novos formadores e novos participantes. Através de um encontro regular focado na exploração sonora, com objetivos de partilha e aprendizagem, é um projeto aberto a todos, sem limites de idade ou conhecimentos. O projeto recorre a dispositivos eletrónicos, desde teclados, sintetizadores ou até telemóveis, para criar música que posteriormente dá origem a um espetáculo com composições originais.

Criada em 2019, no âmbito de um espetáculo de comunidade pensado para a Noite Branca Braga e que colocava no palco principal do evento a comunidade sénior de instituições da cidade, a ODE regressou em 2021 com “Banquete de David”, um espetáculo original e colaborativo, pensado para celebrar o São João de Braga, que contou com direção artística do músico bracarense Pedro Santos e a polifonia da Rusga de S. Vicente, Mulheres do Minho e GFUM – Grupo Folclórico da Universidade do Minho. Em 2022, com direção artística a cargo músico e artista Pedro Augusto e vídeo pelo artista visual e designer Sérgio Couto, a ODE apresentou dois espetáculos, um no gnration, e ainda um outro espetáculo na sala principal do Theatro Circo, inserido no Index – Bienal de Arte e Tecnologia.

Já em 2023, a ODE tem direção artística a cargo da artista, música e investigadora turca radicada em Portugal, Ece Canlı. Ece explora na sua prática artística os estados liminares de corpos agonizados e demonizados, narratividade contra factual, ‘delinking’ corporal e mental, e expressões extralinguísticas por meio de técnicas vocais. Colaborou com vários artistas nacionais e internacionais e criou bandas sonoras para performances, exposições e vídeo.

A 29 de abril, a ODE apresentará “ODE ao gnration!”, um espetáculo único e irrepetível, que juntará em palco alunos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian Braga. Construído ao longo dos últimos meses, o espetáculo insere-se no programa do gnration open day, celebração do aniversário do gnration, que este ano comemora dez anos de existência. “ODE ao gnration!” subirá ao palco às 17:00, no Palco Praça, situado na praça maior do interior do gnration.

O espetáculo conta com mecenato pela dst group.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES