Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
15.6 C
Braga
InícioBragaOrquestra de Cordofones Tradicionais de Braga desafia público a conhecer o seu...

Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga desafia público a conhecer o seu trabalho musical

© Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga

No próximo sábado, 12 de novembro, a Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga vai promover um Dia Aberto e um concerto, no Auditório José Sarmento do Conservatório Bomfim. Com esta atividade, a orquestra pretende desafiar o público a conhecer o seu trabalho, bem como fomentar o gosto pela música de raiz portuguesa.

O Dia Aberto arranca pelas 10:00, estando destinado a todas as pessoas, de todas as idades, que desejam experimentar os diversos instrumentos tradicionais. Até às 13:00, nas salas de música do Conservatório Bomfim, o público poderá, assim, participar nas ‘Oficinas Música’ com músicos experientes que orientarão os curiosos em conhecer e tocar os vários instrumentos.

Às 17:00, os envolvidos nas oficinas musicais, bem como o público em geral, estão convidados a assistir ao concerto da Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga, no auditório José Sarmento, com direcção musical de Jorge Castro e tendo como solistas Jorge Castro, em contra-baixo, e Tiago Brás, na viola braguesa. Neste espetáculo musical, a orquestra vai revisitar vários instrumentos profundamente enraizados na tradição portuguesa como o cavaquinho, a viola braguesa, o bandolim, a guitarra portuguesa e a rabeca, colocando-os no centro do processo de ligação entre a música e as tradições de cada região do nosso país, unindo assim o popular e o erudito num só palco.

A Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga foi criada com o objetivo de valorizar e destacar os cordofones tradicionais, bem como o reportório tradicional da região. A orquestra reúne alguns músicos especialistas, com muito traquejo neste tipo de instrumentos tradicionais, tais como as braguesas, cavaquinhos, bandolins, guitarras e contra-baixos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS