Domingo, Julho 25, 2021
16.2 C
Braga
InícioBragaOcupação hoteleira caiu 58,3% em Braga

Ocupação hoteleira caiu 58,3% em Braga

CM Braga

A cidade de Braga registou uma quebra de 58,3% na ocupação hoteleira em 2020, em virtude da pandemia da Covid-19. O Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo de Braga, órgão criado pelo Município de Braga para implementação da estratégia concertada entre entidades públicas e privadas para o desenvolvimento do setor, reuniu na passada semana com o objetivo de debater e analisar o panorama atual e futuro do Turismo em Braga, bem como as perspetivas e medidas estratégicas conjuntas a seguir.

Na sessão, que decorreu no edifício gnration e que contou com a presença do vereador Altino Bessa, foi feita a reflexão e análise sobre o caminho a seguir, de forma a direcionar as estratégias de promoção no intuito de garantir que todos os parceiros possam participar no desenvolvimento de um projeto que melhore e promova um maior crescimento e procura do destino Braga.

Neste Conselho, para além da apresentação de dados e plano de ação para o desenvolvimento da marca VisitBraga.travel, foram solicitados contributos às diferentes entidades presentes cujos currículos e áreas de atividade constituem uma “mais-valia” para os objetivos prosseguidos pelo Município no domínio especifico do setor.

“Face à atual pandemia e à nova realidade no que concerne à atividade turística, o aumento da responsabilidade e contributos das entidades integradas neste Conselho são uma mais-valia para a sustentabilidade do setor, aumento da receita e manutenção dos postos de trabalho”, sustentou Altino Bessa.

Referindo uma quebra acentuada de cerca de 77% de visitantes que recorrem ao Posto de Turismo de Braga, o vereador explicou que este indicador “reflete-se em toda a atividade económica local”, nomeadamente na Restauração e Hotelaria. Quanto à nacionalidade, Altino Bessa referiu que que o maior movimento foi feito por portugueses, seguido de espanhóis e depois franceses, que representaram a maior fatia de visitantes.

Quanto à ocupação hoteleira, que nos anos anteriores à pandemia foi superior à média nacional, em 2020 o decréscimo foi de 58,3%, quando a média nacional foi de 63% e no Porto de 72%. Verificaram-se 266.000 dormidas, valores de 2010 o que significa um recuo significativo. Quanto à evolução das dormidas, que tiveram um pico em agosto com quase 50.000 dormidas, cerca de 70% foram de visitantes nacionais. “Perante a realidade com a qual nos confrontamos em Portugal, na Europa e no Mundo, aquilo que se espera é que não hajam mais restrições que entravem o desenvolvimento turístico”, sublinhou Altino Bessa.

Nesta reunião vou apresentado o portal VisitBraga.travel, “um elemento agregador da estratégia, com vista à promoção integrada do melhor que o Destino Braga tem para oferecer”, concluiu Altino Bessa.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS