Sábado, Março 2, 2024
9.6 C
Braga
spot_img
InícioCulturaObra completa de Soledade Summavielle apresentada em Fafe
spot_img

Obra completa de Soledade Summavielle apresentada em Fafe

DR

O Núcleo de Artes e Letras de Fafe vai promover a apresentação do livro “Soledade Summavielle – Obra completa (poesia e prosa)”, edição do NALF, com recolha, introdução e notas de Artur Ferreira Coimbra, na próxima quinta-feira, dia 7 de dezembro, pelas 21:30, na Biblioteca Municipal de Fafe.

A anteceder, irá ser inaugurada a exposição “Fios de Poesia”, sobre Soledade e um momento musical a cargo da Academia de Música José Atalaya.

A apresentação da obra completa de Soledade, um projeto acalentado pelo Núcleo de Artes e Letras de Fafe há alguns anos, surge a propósito da data do nascimento da poetisa maior do universo fafense. Soledade Summavielle nasceu em 7 de dezembro de 1907, há 116 anos e faleceu em 7 de fevereiro de 2000, aos 92 anos.

A longa existência de Soledade foi dedicada inteiramente à arte: foi cantora lírica, tendo atuado em grandes palcos nacionais, e também ceramista, mas seria na poesia que mais se salientaria a sua atividade artística.

É dos poetas fafenses a única que atingiu verdadeira expressão nacional, em resultado da qualidade da sua obra poética que se dispersa por cerca de três décadas e uma dezena de obras publicadas que a singularizam como uma das vozes mais fortes, únicas, autênticas e emotivas da poesia portuguesa.

Além da apresentação da obra, que sintetiza toda a vida literária da poetisa, serão lidos poemas de Soledade Summavielle. A entrada é livre.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES