Sábado, Outubro 16, 2021
18.3 C
Braga
InícioCultura“O Figurado de Cidália Trindade” em exposição na Torre Medieval de Barcelos

“O Figurado de Cidália Trindade” em exposição na Torre Medieval de Barcelos

© CM Barcelos

“Recortes de Inovação numa produção de tradição – O Figurado de Cidália Trindade” é o nome da exposição que estará patente entre 8 de outubro a 14 de novembro, na Torre Medieval de Barcelos.

Cidália Trindade, apesar de gostar da modelagem, tarefa que desempenhava no passado, considerou que o figurado seria o caminho que gostava de percorrer, onde a criatividade e a imaginação não têm limites.

Para além disso, mais desafiante, pois teve de aprender novas técnicas de modelagem e pintura. As primeiras peças que produziu . Enquanto artesã, foram uns presépios  e, como correu bem, achou que devia começar a fazer outras peças, mais variadas e coloridas, tais como, galos, os músicos, as minhotas, os santos, entre outras.

Cidália Trindade representa a temática floral num registo singular, no âmbito da produção de figurado. Gosta de apresentar as suas peças com cores vivas e variadas, feitas a partir de tintas de água, que ela própria mistura até chegar à cor que mais lhe agrada.

Embora o seu percurso na área do figurado de Barcelos, seja, ainda, muito curto, sente-se realizada profissionalmente e nota que o seu trabalho já vai sendo reconhecido e procurado pelo público, principalmente nas feiras de artesanato em que participa.

Este reconhecimento é comprovado pela distinção “Prémio Revelação Artesanato Tradicional” que lhe foi atribuído na 38.ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, em 2021, em face do percurso que tem desenvolvido.

Neste sentido, pretende- com a presente exposição individual de Cidália Trindade, dar a conhecer o seu trabalho, a sua criatividade e a paixão pela arte, bem como promover esta produção certificada que é o Figurado de Barcelos , o qual constitui um precioso património que muito orgulha os barcelenses.

A exposição pode ser visitada, na Torre Medieval de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 18:00 e, aos sábados, domingos e feriados, das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:30.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS