Sexta-feira, Junho 21, 2024
14.5 C
Braga
BragaNova Arcada recebe exposição, artes e ofícios “Arte em Dume” no próximo...

Nova Arcada recebe exposição, artes e ofícios “Arte em Dume” no próximo fim de semana

© Nova Arcada

O Centro Comercial Nova Arcada, em Braga, vai receber, no próximo fim de semana, 27 e 28 de maio, a exposição “Arte em Dume”.

Organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Dume, esta iniciativa irá decorrer na Praça Central do Piso 0.

A entrada é gratuita.

A Associação Cultural e Recreativa de Dume 

A Associação Cultural e Recreativa de Dume nasceu no dia 25 de novembro de 1983, aquando da sua fundação em termos jurídicos, sendo o seu objetivo primeiro, de entre outros, o de cultivar o gosto pelo canto, pelo teatro e pela música popular portuguesa.

Museu de Artes e Ofícios da Associação Cultural e Recreativa de Dume

Consta, desde 1983, dos estatutos da Associação Cultural e Recreativa de Dume, a recolha de utensílios que façam parte da história dos antepassados dumienses no que respeita ao “modus vivendi” no séc. XX (ou antes).

Desde que a Associação Cultural e Recreativa de Dume dispõe de uma sede, que foi começando a juntar objetos relacionados com a agricultura, com a marroquinaria e com os “tachinhas”. Em meados do séc. XX havia muitas famílias que viviam da arte do fabrico de tachas. Muitos ainda se lembram, quando iam para a Missa ou para o trabalho, de ouvir o tilintar dos martelos nas bigornas a fazer as tachas. Também existiu uma fábrica de marroquinaria (arte de trabalhar o couro) com máquinas adequadas para o efeito. Existe uma coleção de artefactos correspondentes ao fabrico manual. Também dispõe de quase todos os instrumentos de fabricação do pão, desde a peça própria para arrumar as brasas à pá de retirar o pão já cozido. A associação continua a procurar outros objetos.

A associação apela a quem tiver objetos ligados a estas áreas do trabalho e não precisem deles, que os ofereça para o museu. Em contrapartida, será colocado “ad aeternum”, o nome do dador. O espaço começa a ser exíguo para os objetos, mas pode ser visitado na Casa da Cultura em Dume.

Grupo “Arte em Dume”

O grupo Arte em Dume teve início numa página nas redes sociais. Rapidamente, com a evolução e adesão dos dumienses tomou outra dimensão. Tem como objetivo primordial a promoção e divulgação da história da freguesia, da cultura e dos costumes do povo dumiense;  a história de São Martinho de Dume; das instituições da freguesia; bem como dar a conhecer antigos e novos talentos dumienses, anónimos ou já conhecidos, das mais diversas arte e ofícios.

Dentro desta ação foi o grupo motriz da Associação Cultural e Recreativa de Dume que lançou a 1.ª edição, em março de 2023, do evento “Dume – Capital Sueva”, tendo como objetivo a organização de um evento que dinamizasse a comunidade e que desse a conhecer as instituições dumienses. O evento mostrou e recordou aos dumienses e à cidade de Braga, um pouco de Dume e dos Suevos; a importância histórica, arqueológica e cultural que Dume possui no seu território. Relevância que não pretende enclausurar nas suas portas, mas alargar para e com toda a comunidade, em próximas edições.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES