Sexta-feira, Maio 24, 2024
13.7 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoNoites de cinema ao ar livre estão de volta a Famalicão

Noites de cinema ao ar livre estão de volta a Famalicão

© CM Famalicão

Prepare as pipocas e a manta, o cinema ao ar livre está de regresso a Famalicão. “Barbie”, “O Gato das Botas: O Último Desejo” e “Os Fabelmans” são alguns dos filmes que vão ser exibidos nas noites de cinema ao ar livre do Cinema Paraíso que decorrem de 5 de julho a 2 de setembro, no Parque da Devesa, no adro da Igreja de Pedome e no exterior da Casa de Camilo, em Seide. Todas as sessões estão marcadas para as 22:00 e têm entrada gratuita.

A 24.ª edição do Cinema Paraíso arranca a 5 de julho, no anfiteatro ao ar livre do Parque da Devesa, com a exibição do filme “Os Fabelmans” (2022) de Steven Spielberg. Segue-se o filme de animação “O Gato das Botas: O Último Desejo” (2022) de Joel Crawford, no dia 12, e “Air” (2023) de Ben Affleck, no dia 19, no mesmo local.

Pelo meio, há também uma sessão descentralizada, com a projeção do filme “Gato Preto, Gato Branco” (1998) de Emir Kusturica, a 16 de julho, no adro da Igreja de Pedome.

Já agosto traz a curta-metragem do português João Gonzalez, recentemente nomeada aos Óscares, “Ice Merchants” (2022), e a longa-metragem “Ernest & Célestine: A viagem em Charabie” (2023) de Jean-Christopher Roger e Julien Cheng, que serão exibidas em conjunto na quarta-feira, 16 de agosto, no parque da cidade.

As sessões no Parque da Devesa terminam num mundo mágico cor-de-rosa, com o novo filme de Greta Gerwig protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling, “Barbie” (2023), que será exibido a 23 de agosto no anfiteatro ao ar livre.

Este ano, o Cinema Paraíso inclui uma “Sessão Especial Ucrânia” a 2 de setembro no exterior da Casa de Camilo, que abrange um filme-concerto protagonizado pelo duo instrumental MUAY, constituído por Hugo Ferreira e Nuno Sousa, que vai ‘dar música’ ao filme “Terra” (1930) de Aleksandr Dovzhenko.

Esta sessão especial é uma atividade inserida no projeto “SER Ucrânia”, financiado ao abrigo do Programa Nacional do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), no âmbito do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2014-2020 da União Europeia, com apoio Município de Vila Nova de Famalicão, em parceria com a Casa das Artes de Famalicão / Teatro Narciso Ferreira.

O Cinema Paraíso é uma iniciativa que se realiza desde 1999, com organização do Cineclube de Joane, e promovida em parceria com o Município de Vila Nova de Famalicão e a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Também conta com o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), o Ministério da Administração Interna e a União Europeia como parceiros institucionais.

A programação do Cinema Paraíso encontra-se disponível aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES