Sábado, Junho 3, 2023
20 C
Braga
spot_img
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoMuseus de Famalicão vão estar em festa

Museus de Famalicão vão estar em festa

© CM Famalicão

Os Museus de Famalicão vão estar em festa de 18 a 20 de maio. O Dia internacional dos Museus, comemorado a 18 de maio, vai ser assinalado com várias dinâmicas nos espaços museológicos famalicenses, com destaque para o desafio ‘Escape Tower’, no Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado, com abertura a 18 de maio pelas 10:00, e o ‘Consultório no Museu’, na Praça D. Maria II, em Famalicão, que abre a 19 de maio à mesma hora.

A ‘Escape Tower’ é uma atividade que decorre de 18 a 20 de maio, no período das 10:00 às 17:30, cujo enredo é em torno de um arquivista que desaparece misteriosamente, enquanto investiga um caso suspeito envolvendo um trabalhador do setor elétrico nas antigas oficinas do Caminho-de-Ferro de Guimarães. A participação neste escape game, que estará patente no Museu Ferroviário de Lousado, é gratuita, mas carece de inscrição prévia através do email [email protected] ou do telefone 252 153 646.

Já quem tiver fotografias em papel, louça da sua avó, roupa com valor sentimental e não sabe como guardar da melhor forma, poderá pedir aconselhamento no ‘Consultório no Museu’ sobre as melhores práticas de conservação preventiva e gestão documental destas recordações. O espaço vai estar a funcionar nos dias 19 e 20 de maio, entre as 10:00 e as 17:30, na Praça D. Maria II.

Não esquecer que no dia 20 de maio ‘Há Noite no Museu’ Bernardino Machado, um evento desenvolvido em parceria com o Classe Bar, tendo como mote a Noite Europeia dos Museus, que se celebra neste dia. A noite ‘começa’ às 23:00, tendo como cenário um dos espaços mais emblemáticos da cidade, o Palacete Barão de Trovisqueira, que atualmente alberga a unidade museológica dedicada ao antigo Presidente da República.

De referir também a inauguração da exposição ‘Cores e Linhas em Fuga’ de Mário Lima, no dia 19 de maio pelas 17:45, e o debate da Acesso Cultura em torno do tema ‘Acesso e Bem-Estar Individual e Social’, a 18 de maio, pelas 18:00, ambos no Museu Bernardino Machado. Este debate é promovido no âmbito das comemorações dos 10 anos da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão, numa parceria entre a Acesso Cultura e a autarquia famalicense.

Recorde-se  Dia Internacional dos Museus é comemorado desde 1977 pelo International Council of Museums (ICOM). Nesse dia, os museus aderentes planeiam eventos e atividades criativas que se interligam ao tema estabelecido para o Dia Internacional dos Museus, cujo propósito se debruça na conexão com os seus públicos, servindo para destacar a importância do papel dos museus como instituições ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento.

Subordinado ao tema ‘Museus, Sustentabilidade e Bem-estar’, durante os três dias em que decorrem as comemorações do DIM 2023, os Museus de Famalicão vão estar de portas abertas para receber o público, com três dezenas de atividades presenciais, com entrada gratuita, e dinâmicas online nas redes sociais dos museus famalicenses.

A programação completa do Dia Internacional dos Museus 2023, em Famalicão, pode ser consultada aqui.

MAIS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES