Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
4.6 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoMuseus de Famalicão renovam compromisso de trabalho em rede

Museus de Famalicão renovam compromisso de trabalho em rede

© CM Famalicão

A Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão comemorou uma década de existência no passado dia 26 de novembro e para assinalar esta data reuniu os representantes dos 11 museus-membro, para a renovação do compromisso de adesão à rede. A assinatura da nova ‘Declaração de Princípios’ aconteceu no passado sábado, nos Paços do Concelho.

Dez anos após a assinatura da primeira ‘Declaração de Princípios’, a Rede de Museus entendeu renovar o compromisso de prosseguir e intensificar o caminho de cooperação iniciado em 2012, potenciando a crescente ligação entre os seus museus-membro, as pessoas e o território. Para o efeito foi lavrada uma nova declaração, atualizando a lista dos museus-membros (dez museus e uma coleção visitável) e dando resposta às exigências do trabalho em rede na atualidade, que também integra a visão, missão e os princípios orientadores da Rede de Museus.

“Ao renovarmos este compromisso queremos dar continuidade e, se possível, intensificar este trabalho em rede, sem abdicar da identidade de cada um dos museus” afirmou o vereador da Cultura, Pedro Oliveira. “A forte projeção do Município, do ponto de vista cultural, também se deve ao trabalho que tem sido desenvolvido por esta rede”.

A renovação deste compromisso de parceria surgiu englobada no VI Encontro da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão que aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro, e que coincide com as comemorações do 10.º aniversário da Rede. Neste âmbito, também aconteceu o lançamento do 2.º volume da coleção ‘Ser e fazer Museu no século XXI’: ‘Definir um caminho… onde estamos, para onde vamos’, na passada sexta-feira, 25, no Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado. Um novo volume que documenta todo o projeto ‘Museus de Famalicão. Desenvolvimento sustentável na prática’, iniciado durante o ano de 2021 com a realização de duas conferências, e que teve continuidade em 2022 com a medição do Índice de Sustentabilidade dos Museus de Famalicão, bem como a definição de ações a implementar para trilhar um caminho mais sustentável.

Recorde-se que a Rede de Museus é coordenada pelo Município de Vila Nova de Famalicão através do pelouro da Cultura. Atualmente fazem parte desta rede municipal a Casa de Camilo – Museu.Centro de Estudos, o Museu Bernardino Machado, o Museu Fundação Cupertino de Miranda – Centro Português do Surrealismo, o Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado, o Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, o Museu de Cerâmica Artística da Fundação Castro Alves, o Museu do Automóvel, o Museu da Guerra Colonial, a Casa-Museu Soledade Malvar e o Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa e o Museu da Confraria de Nossa Senhora do Carmo de Lemenhe, este último com estatuto de coleção visitável.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS