Quinta-feira, Abril 15, 2021
22.8 C
Braga
InícioCulturaMunicípio volta a apoiar artistas de Braga

Município volta a apoiar artistas de Braga

CM Braga

O Município de Braga lançou a segunda edição da convocatória “ACTUM – Convocatória Aberta de Projetos Artísticos” para apoiar a criatividade artística, desenvolvimento de projetos culturais e apoiar os agentes e entidades culturais concelhios, tal como enunciado na sua Estratégia Cultural, num contexto em que se manifestam particulares fragilidades do setor.

Com esta convocatória, a Autarquia pretende continuar a apoiar o desenvolvimento de reflexões, criações e projetos de 35 artistas naturais ou residentes em Braga e que procurem apresentar as suas perspetivas disciplinares específicas sobre o presente e o futuro, consolidando o setor artístico e criativo e as dinâmicas culturais concelhias.

Os artistas, criadores e agentes culturais que pretendam participar no programa devem candidatar-se através do preenchimento de um formulário.

As normas regulamentares e a declaração de autoria podem ser descarregadas aqui.

As candidaturas devem ser apresentadas até às 17:00 do dia 13 de maio. Os resultados serão divulgados dia 8 de julho.

Programa estruturado em duas medidas de apoio à criação

Este programa continuará a ser estruturado em duas medidas de apoio à criação. A primeira, na área da Música e das Artes Performativas, dirige-se à conceção e divulgação de 10 projetos nos domínios da música, da dança, do teatro, do novo circo, entre outros, promovendo os diversos cruzamentos disciplinares. A segunda medida, direcionada para a área das Artes Plásticas e Visuais, pretende apoiar a produção de 25 projetos na área da pintura, da escultura, do desenho, da instalação, do vídeo ou da fotografia.

Na edição de 2021 haverá algumas alterações, sendo que as principais serão o valor dos apoios concedidos e também a apresentação pública das criações da Música e Artes Performativas durante o segundo semestre, numa sala de espetáculos da cidade.

À semelhança da anterior edição, as obras de artes plásticas e visuais serão integradas numa exposição que decorrerá no último trimestre na galeria municipal Casa dos Crivos e numa plataforma de arte online. A exposição continuará a contar com o apoio curatorial da zet gallery.

Todas as candidaturas serão avaliadas, tendo em consideração a qualidade da proposta artística e correspondência aos critérios constantes nas normas concursais desta convocatória, por duas equipas de júri. Na medida Música e das Artes Performativas os júris serão constituídos por Bruno Martins (diretor artístico), pela pianista Joana Gama e pelo radialista Pedro Portela e, na medida Artes Plásticas e Visuais, pelo fotógrafo Alfredo Cunha, pela curadora Helena Mendes Pereira e por Miguel Bandeira Duarte (diretor do Museu Nogueira da Silva).

As candidaturas implicarão a apresentação de um projeto que deverá incluir, entre outros documentos, uma memória descritiva da proposta e o portfólio/currículo dos seus criadores.

O programa “ACTUM – Convocatória Aberta de Projectos Artísticos” teve a sua primeira edição em 2020, apoiando 43 artistas e entidades bracarenses nas áreas da Música, Artes Performativas, Artes Plásticas e Visuais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS