Sábado, Julho 24, 2021
15.6 C
Braga
InícioBragaMunicípio prosseguiu promoção de Braga mesmo em ano de pandemia

Município prosseguiu promoção de Braga mesmo em ano de pandemia

CM Braga

O Município de Braga continuou com a aposta na promoção turística da cidade a nível nacional e internacional no ano de 2020.

Este trabalho viria a dar frutos já este ano com eleição da cidade como melhor destino europeu em 2021. Num ano em que os efeitos da pandemia se fizeram sentir “de forma transversal” em todas as áreas da sociedade e com o setor do Turismo a “sofrer impactos muitos significativos”, a Divisão de Economia e Turismo da Autarquia de Braga foi “um importante aliado no apoio aos profissionais do setor, como demonstra o relatório anual de atividades desenvolvidas ao longo do ano passado”.

No documento, é referido que Braga vinha a registar um crescimento turístico acima da média nacional, prevendo-se uma forte afirmação junto dos mercados emissores, como sendo um destino de eleição tanto no panorama nacional como internacional. Os meses de janeiro e fevereiro faziam antever o melhor ano de sempre a nível da procura, devido ao planeamento e à previsão da realização de grandes eventos e congressos agendados nos diversos espaços multiculturais de Braga.

Contudo, 2020 foi um ano “completamente atípico” e, com o primeiro confinamento, o foco do Município centrou-se no apoio aos profissionais do setor, realizando uma constante estratégia de comunicação da informação sobre as linhas de apoio aos empresários, informando e esclarecendo como estes poderiam desenvolver a sua atividade com as restrições impostas.

Posteriormente, foi reformulada toda a estratégia de promoção de Braga como destino turístico sendo que a aposta se centrou num investimento junto do mercado interno e de proximidade como Espanha.

Município prosseguiu promoção da Cidade mesmo em ano de pandemia

Mesmo num ano marcado pela pandemia, o Posto de Turismo de Braga foi distinguido com o Prémio Travellers’ Choice 2020 pela plataforma Tripadvisor. Em janeiro de 2020 iniciava- se um ciclo de crescimento preparado e planeado em 2019 no que respeita à preparação e recolha de informação para a fundamentação do interesse do Município se promover como destino turístico, junto de mercados internacionais, tendo em vista a participação em feiras e eventos de âmbito turístico, com a respetiva promoção e divulgação de produtos regionais e dos eventos da cidade.

Com a presença nestes eventos, o Município potenciava a oferta turística de Braga que passa pelo Turismo Gastronómico, Turismo Cultural, Turismo Religioso, Turismo de Natureza e o Turismo de Negócios. A grande importância nesta oferta é o empreendedorismo e inovação com a Universidade do Minho, o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, o Altice Forum Braga e a InvestBraga a ganharem especial destaque.

Dadas as limitações impostas pelas contingências da pandemia, o Município esteve presente fisicamente em quatro eventos e na primeira feira de turismo virtual. A Autarquia esteve presente na 40ª Fitur – Feira Internacional de Turismo de Madrid, que se realizou de 22 a 26 de janeiro; na 20ª edição da Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico (5 a 9 de fevereiro), no Salon des Vacances na Brussels Expo em Bruxelas, na Bélgica (6 a 9 de fevereiro); nos VIII Workshops Internacionais de Turismo Religioso em Fátima (7 a 9 de março) e na 1ª Edição da Feira Virtual de Turismo “OnViaje.com” (18 a 21 de junho).

O relatório atividades de 2020 da Divisão de Economia e Turismo do Município de Braga está disponível para consulta em: https://bit.ly/2PWASOg.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS