A nova fase de vacinação vai avançar em Vila Nova de Famalicão no inicio da próxima semana.
Esta fase, que abrange idosos com 80 ou mais anos e pessoas entre os 50 e os 79 anos com patologias de insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração, vai decorrer no Centro de Vacinação montado exclusivamente para o efeito no CIIES – Centro de Inovação, Investigação e Ensino Superior, em Vale São Cosme (antiga Escola Cooperativa de Ensino Didáxis), mediante uma parceria estabelecida entre o Município e o ACeS AVE – Famalicão – Agrupamento de Centros de Saúde de Vila Nova de Famalicão.
O espaço cedido pelo Município foi aprovado pelas entidades de saúde após vista técnica ao local que confirmou as condições do mesmo na receção aos utentes, para a vacinação propriamente e para o período de recobro que se segue à toma da vacina.
Para além de amplo espaço, a estrutura reúne um conjunto de comodidades apropriadas para o efeito disponibilizadas pela Autarquia. O Município assegura também pessoal para a segurança e vigilância, para higienização dos espaços e acolhimento aos utentes, assim como computadores, Wi-Fi e linhas telefónicas.
O Agrupamento de Centros de Saúde será a entidade técnica responsável por toda a operação de vacinação, alocando ao local recursos humanos, enfermeiros, assistentes técnicos e médicos, material e equipamentos médicos e fármacos de urgência. A fluidez do processo dependerá do ritmo de receção de vacinas enviadas pelas autoridades nacionais.
Em conjunto, as duas instituições estão a trabalhar igualmente numa solução de transporte gratuito de autocarro a partir das unidades de saúde locais e da Central de Camionagem, conforme as marcações efetuadas pelo ACeS.
Prevê-se nesta fase a vacinação de mais de 6 mil utentes.