
“A vida são dois dias. O Carnaval são três. Usa a máscara se queres foliar outra vez”. Esta é uma das quatro mensagens com que o Município de Vila Nova de Famalicão vai assinalar este ano no Carnaval.
O Carnaval de Famalicão, que foi este ano cancelado devido à pandemia, atrai todos os anos milhares de foliões à cidade e o Município famalicense não quis deixar passar a data em branco e aproveita-a para fazer pedagogia ao nível da saúde pública.
A Autarquia recuperou a campanha de sensibilização relacionada com a prevenção da Covid-19 lançada em novembro e volta agora a recorrer às personagens do “Esquadrão Covid” para passar a mensagem de que, neste Carnaval, todos podem vestir o fato de super-herói se adotar uma atitude responsável na luta conta a pandemia.
A campanha, criada pelo Gabinete de Comunicação da autarquia, assenta na ideia de que apesar de ser Carnaval, há comportamentos que são para levar a mal, nomeadamente aqueles que infringem as regras básicas de prevenção da saúde pública, como o distanciamento social, a lavagem frequente das mãos ou as regras para o uso da máscara.
“É Carnaval! Não me leves a mal, mas mantém a distância social”; “É Carnaval! Lava bem as mãos ou levamos a mal” e “É Carnaval! Não sejas palhaço, espirra para o braço” são as outras três mensagens de comportamentos responsáveis transmitidas pelas várias personagens da história.