Sexta-feira, Abril 16, 2021
22.2 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeMunicípio de Esposende integra Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude

Município de Esposende integra Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude

Município de Esposende

O Município de Esposende vai integrar a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude. Com a adesão a esta plataforma da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), estreitam-se, ainda mais, os compromissos assumidos pela Câmara Municipal de fazer evoluir as políticas locais da juventude, numa lógica colaborativa e de partilha de boas práticas associativas e municipais.

Criada no final de 2020 pela FNAJ, com a missão de consolidar a ligação e a cooperação entre o movimento associativo juvenil e as Autarquias, esta rede é pioneira na conceção, implementação e avaliação de políticas locais de juventude estruturantes e sustentáveis, potenciando uma abordagem inovadora das questões da participação jovem.

Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal de Esposende, refere que “o convite da FNAJ, prontamente aceite, surge em reconhecimento pelas políticas de juventude que o Município tem desenvolvido, desde atividades desportivas, educativas, culturais e sociais”. O autarca sublinha que o papel desta Rede pioneira será “preponderante”, enquanto plataforma de contacto e compromisso do movimento associativo juvenil e do poder local.

A integração do Município de Esposende nesta Rede eleva, pois, o seu atual compromisso com os jovens do concelho e as suas organizações para a criação de mais e melhores políticas próximas dos jovens, por meio da partilha de boas práticas, da criação de estratégias e da promoção de sinergias associativas e municipais, impulsionadoras da emancipação e de uma maior participação cívica da juventude.

Entre as vantagens da adesão a esta iniciativa destaca-se o acesso a uma rede nacional com partilha de boas práticas municipais em matérias de políticas de juventude; a criação de sinergias, contactos e partilha de informação privilegiada num grupo restrito; e a participação prioritária e acesso a seminários e cimeiras sobre “Associativismo e Juventude”, assentes em processos de educação não formal e diálogo jovem. Esta adesão confere a Esposende o “Selo de Município Amigo da Juventude”, enquanto símbolo e garantia de uma Autarquia que privilegia e se preocupa com os jovens.

O arranque deste projeto conjunto está previsto para o início do mês de março, com a realização virtual do primeiro Encontro de Municípios Amigos da Juventude, no qual serão apresentadas as linhas orientadoras desta plataforma e os projetos FNAJ de impulso e otimização da ação para a juventude dos mais de setenta municípios aderentes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS