Moradores de Braga pedem retirada de contentores junto a habitações
Quinta-feira , Dezembro 3 2020 Periodicidade Diária nº 2654
Principal / Braga / Moradores de Braga pedem retirada de contentores junto a habitações

Moradores de Braga pedem retirada de contentores junto a habitações

Os moradores da Rua da Boavista, na freguesia da Sé, em Braga, pedem a retirada dos contentores de lixo frente às suas habitações.

Os habitantes daquela rua queixam-se do cheiro nauseabundo que os impede de abrir as janelas de suas casas, reclamando também que os contentores não são higienizados.

Ricardo Boa, morador na Rua da Boavista, já reportou a situação à Câmara Municipal de Braga e à Agere. “Isto é um problema de saúde pública e a nossa indignação já foi partilhada com o Município de Braga e Agere, mas nada foi feito. O cheiro destes contentores impede a população, maioritariamente sénior, de abrir as janelas para arejar as casas. As habitações são o local onde esta população passa a maioria do tempo e, por isso, deveriam ser espaços livres para, no mínimo, permitir abrir as janelas, mas o cheiro e os insetos não o permitem. Até pombos morrem junto aos contentores com a falta de higiene”, denunciou.

O habitante lamenta também que as lavagens dos contentores não são devidamente efetuadas. “Na altura em que os contentores foram apresentados à população, também foi prometido as lavagens dos mesmos, mas regra geral, a única água que os contentores apanham é da chuva. Porque é que em determinados sítios os contentores foram enterrados e em outros lados estão ao nível da estrada?”, questionou Ricardo Boa.

A Braga TV tentou contactar a Agere, mas até à publicação deste artigo não obteve resposta.