Ministro da Educação na UMinho
Quinta-feira , Agosto 13 2020 Periodicidade Diária nº 2542
Principal / Educação / Ministro da Educação na UMinho

Ministro da Educação na UMinho

Captura de ecrã 2017-02-21, às 15.18.22

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, está esta noite na Universidade do Minho para participar no colóquio da 3ª Semana Cultural “Convergências Portugal-Galiza”. A iniciativa tem início às 21h30, no salão nobre da Reitoria, no centro de Braga. A entrada é livre.

As boas-vindas contam com uma intervenção do reitor da UMinho, António M. Cunha, e a declamação de um poema de João Verde, por Fernando Pena e Marisa Moreda. Segue-se a apresentação dos livros “A Raiz Genuína: a música tradicional na obra de José Afonso”, do musicólogo Mário Correia, e “A Imagem da Galiza em Portugal”, do professor Carlos Pazos-Justo, sob a moderação de Henrique Barreto Nunes, vice-presidente do Conselho Cultural da UMinho.

Tiago Brandão Rodrigues junta-se, a partir das 22h00, numa mesa redonda sobre as relações Portugal/Galiza, ao lado do conselheiro da Cultura, Educação e Ordenação Universitária da Xunta da Galiza, Román Rodríguez González, do presidente da Fundação Rosalía de Castro, Anxo Angueira, da cantora galega Uxía, do reitor António M. Cunha, do presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho, João Cardoso Rosas e do vice-presidente do Município de Braga, Firmino Marques. A sessão inclui momentos musicais a cargo do guitarrista Artur Caldeira.

A 3ª Semana Cultural continua até sábado, em Braga, a celebrar a união entre os dois lados da fronteira, numa organização do grupo Canto d’Aqui, do Centro de Estudos Galegos e do Conselho Cultural da UMinho, entre outros. Esta quarta-feira atuam os Primo Convexo e os Clave de Fado, às 21h30, no Conservatório de Música Bomfim. Na quinta-feira, à mesma hora, o Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga acolhe um tributo a José Afonso, com os Canto d’Aqui e os convidados Ana Ribeiro, Uxía, Hugo Torres, Miguel Oliveira, Iria Esteves, João Manuel, Catarina Araújo, Filipe Cunha e Daniel Pereira Cristo. Na noite seguinte há um tributo a Rosalía de Castro, com Hugo Torres e o folk galego das Donicelas, na Escola Secundária Sá de Miranda. O concerto de encerramento é sábado, às 21h30, no Parque de Exposições de Braga, com a Banda Musical de Oliveira e os The Classic.