Sexta-feira, Agosto 12, 2022
18.8 C
Braga
InícioBragaMinistro da Educação vai à Universidade do Minho apontar caminhos na transformação...

Ministro da Educação vai à Universidade do Minho apontar caminhos na transformação digital

© República Portuguesa

O Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, recebe nos dias 13 e 14 de julho o seminário “Transformação Digital na Educação”, com a participação de políticos, peritos e académicos de vários países da Iberoamérica. Em formato híbrido, o seminário é organizado pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), que representa 23 países, e pela UMinho, em articulação com o Ministério da Educação de Portugal, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

A sessão de abertura conta, na quarta-feira, às 14:30, com o ministro da Educação, João Costa, o secretário-geral da OEI, Mariano Jabonero, o secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa (por vídeo), o presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, e o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro. Segue-se a conferência inaugural “Educação e o ciberespaço,” pelo presidente da Associação Portuguesa de Proteção de Dados e professor da Escola de Engenharia da UMinho, Henrique Santos.

Às 15:30 decorre o painel “Digitalização sustentável, segura e inclusiva”, com o ministro João Costa a juntar-se ao homólogo da República Dominicana, Roberto Fulcar, a Mariano Jabonero e ao diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa, João Ima-Panzo. Prevê-se, ainda, um debate sobre modelos híbridos de ensino, com investigadores de Portugal, Espanha e Brasil e  moderação da subdiretora da Direção-Geral da Educação, Maria João Horta.

Oradores de vários continentes

Na quinta-feira, às 12:00, a mesa redonda “Digitalização na educação”, integrada no Ano Europeu da Juventude, reúne a participação do secretário-geral do Organismo Internacional de Juventude para a Iberoamérica, Max Trejo, dos presidentes do Conselho Nacional da Juventude de Portugal e do Brasil, respetivamente Rui Oliveira e Marcus Barão, da presidente do Fórum da Juventude da CPLP, Aissatu Forbs Djaló, e da coordenadora para a Juventude da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, Miriam Madre Deus.

O programa inclui, também, debates sobre inteligência artificial na educação e sobre as respostas regionais, nacionais e alianças estratégicas, através da participação do ex-ministro da Educação do Peru, Ricardo Cuenca, da diretora para a Educação da OEI, Tamara Díaz, e do coordenador da Estrutura de Missão Portugal Digital, Bernardo Sousa. A conferência de encerramento vai ser proferida, às 17:30, pelo presidente do Conselho Assessor da OEI, Otto Granados, sob a moderação de Ana Paula Laborinho, diretora da OEI em Portugal, e de José Augusto Pacheco, professor do Instituto de Educação da UMinho, coorganizadores do seminário.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS