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EducaçãoMeio milhar de crianças da pré-escolar de Esposende aprendem música

Meio milhar de crianças da pré-escolar de Esposende aprendem música

O projeto de Educação Musical, implementado pela Câmara Municipal, é dirigido às crianças que frequentam a rede pública do concelho.

© CM Esposende

O Município de Esposende deu continuidade, no ano letivo 2023/2024, ao Projeto de Educação Musical dirigido às crianças que frequentam os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar da rede pública do concelho, abrangendo mais de meio milhar de crianças, com idades entre os 3 e os 5 anos.

A Câmara Municipal renovou o contrato-programa estabelecido com a Zendensino – Cooperativa de Ensino, que garante os recursos humanos qualificados para o desenvolvimento destas atividades, em cooperação pedagógica com os Educadores de Infância que asseguram o seu acompanhamento e colaboram na coordenação pedagógica, em articulação com o Município.

Com a dinamização do Projeto de Educação Musical, o Município de Esposende tem intenção de expandir o património sensorial, intelectual e cultural das crianças do concelho, colocando-as em contacto vivo com a música, através de práticas e aprendizagens significativas em torno da audição musical ativa, da experimentação, de práticas instrumentais coletivas e da criação/invenção musical.

“A abordagem à Música no Jardim de Infância dá continuidade às emoções e afetos vividos nestas experiências, contribuindo para o prazer e bem-estar da criança, valorizando os seus interesses e propostas, no desenvolvimento de uma prática sistemática e contínua direcionada para um desenvolvimento progressivo das competências musicais da criança e o alargamento do seu quadro de referências artísticas e culturais”, refere a Câmara Municipal.

A Educação Musical tem vindo a ser proporcionada às crianças da Educação Pré-Escolar da rede pública do concelho desde o ano letivo 2006/2007 com o objetivo de “proporcionar a diversificação das atividades no âmbito da educação musical, através do trabalho cooperativo entre docentes, contribuindo para o sucesso educativo, ponto fulcral da ação pedagógica”. “Nas ações de acompanhamento do projeto, realizadas ao longo do mês de fevereiro, registaram-se as dinâmicas de grupo, tais como a canção de acolhimento, o reconhecimento dos instrumentos musicais de sopro (madeiras e metais) e percussão através da dinamização da atividade da banda filarmónica e os seus instrumentos, a atividade brincar com rimas que consiste na interpretação de uma rima com recurso a utensílios de cozinha (formas de queijadas e colheres de chá), e uma canção para a preparação da festividade do dia do Pai. Durante as sessões, as crianças participaram nas dinâmicas propostas com dedicação e entusiasmo verificando-se que já possuem alguns conceitos sobre o reconhecimento dos instrumentos e técnicas básicas de interpretação/destreza rítmica”, acrescenta o Município.

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