Domingo, Maio 29, 2022
20 C
Braga
InícioBragaMAS esteve em contacto com estudantes em Braga

MAS esteve em contacto com estudantes em Braga

© MAS

A campanha do MAS (Movimento Alternativa Socialista) esteve esta manhã em Braga, junto à Universidade do Minho, onde Renata Cambra, cabeça de lista por Lisboa, e Vasco Santos, cabeça de lista por Braga, contactaram com estudantes e deixaram a sua mensagem. Renata Cambra falou da “necessidade de acabar com as propinas e da criação de residências e arrendamento acessível para os estudantes”.

Renata Cambra, estudante de Mestrado, afirmou que “os custos com o ensino superior e com a habitação são dois problemas que afastam muitos jovens do direito à formação superior. Propinas, Processo de Bolonha, Universidades-fundação e especulação financeira transformaram o ensino superior e a habitação jovem num negócio lucrativo, mantendo ciclos de pobreza e desigualdade, sobretudo entre mulheres, negros e imigrantes. Por outro lado, a esquerda tem aclamado como vitória a descida do valor da propina, mas esconde que esta só se deu nas licenciaturas. Para interromper os ciclos de pobreza e desigualdade, há que defender a Educação pública, acabar com as propinas e criar arrendamento público e acessível para os jovens”.

Da parte da tarde, a campanha do MAS foi até à BOSCH em Braga, onde Vasco Santos assinalou a questão da implementação de quatro dias de trabalho semanal e a necessidade de aumento geral de salários como prioridades do MAS. O candidato por Braga sublinhou que “as novas tecnologias têm que estar ao serviço de uma sociedade mais digna, em que todos tenhamos tempo para viver. Não podem estar ao serviço da destruição do emprego e do aumento da exploração da força de trabalho. Perante o tamanho desenvolvimento tecnológico do último século, está na altura de modernizar a nossa jornada de trabalho. Esta será ainda a melhor forma de combater o desemprego crónico das nossas sociedades: trabalhar menos para trabalharmos todos. A Islândia já testou com um sucesso esmagador a semana de quatro dias de trabalho e, em Espanha, Alemanha, Japão ou Nova Zelândia esta mudança está a ganhar força. Avancemos com a semana de trabalho de quatro dias para atingir o pleno emprego”.

Amanhã a comitiva de campanha do MAS estará na feira de Braga pelas 10:30 para contacto com a população e frente ao Banco de Portugal pelas 12:30.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS