BragaMário Meireles defende estação de alta velocidade em Ferreiros e rede de...

Mário Meireles defende estação de alta velocidade em Ferreiros e rede de tram-train para Braga

O vereador do Amar e Servir Braga considera que a mobilidade sustentável exige investimento na ferrovia e rejeita localização da estação em Semelhe.

© Mário Meireles

Mário Meireles, vereador do Amar e Servir Braga, defendeu a localização da futura estação de alta velocidade de Braga em Ferreiros e a criação de uma rede de tram-train para responder aos desafios da mobilidade no concelho.

As propostas foram apresentadas na conferência “Território dos 15 minutos: Ferrovia, Metro e Mobilidade para o Futuro”, integrada no evento EntreLinhas – Festa do Ferroviário, realizado em Ermesinde.

Segundo Mário Meireles, Braga regista cerca de 600 mil deslocações diárias, das quais 79% ocorrem dentro do próprio concelho, com o automóvel a representar cerca de 70% das viagens. O vereador considera este modelo “insustentável” e defende uma aposta em transportes públicos sobre carris, bem como em melhores infraestruturas pedonais e cicláveis.

Relativamente à futura estação da linha de alta velocidade Porto-Vigo, rejeita a hipótese de instalação em Semelhe, argumentando que ficaria afastada da cidade e sem ligação direta à linha ferroviária existente. Em alternativa, aponta Ferreiros como a localização mais adequada, por permitir uma melhor integração com a rede ferroviária atual, facilitar futuras ligações a Guimarães e beneficiar da proximidade ao nó das autoestradas.

Mário Meireles propõe ainda a implementação de uma rede de tram-train com quatro linhas e cerca de 47 quilómetros, começando por um eixo entre Arentim e Ferreiros, aproveitando o atual Ramal de Braga. Defende que esta solução “permitirá aumentar significativamente a frequência dos transportes públicos e contribuir para uma mobilidade mais sustentável, acompanhada pela requalificação do espaço público, com novos passeios, ciclovias e zonas arborizadas”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

Últimas Notícias

POPULARES