Quarta-feira, Fevereiro 28, 2024
8.4 C
Braga
InícioDesportoAtletismoMariana Machado eleita Atleta do Ano na XIV Gala do Desporto Universitário

Mariana Machado eleita Atleta do Ano na XIV Gala do Desporto Universitário

© FADU Portugal

Mariana Machado foi eleita Atleta do Ano, na XIV Gala do Desporto Universitário, que decorreu esta terça-feira. A gala teve como objetivo homenagear o universo de estudantes-atletas que fizeram da época 2022/2023 uma das melhores de sempre para o desporto universitário em Portugal com o recorde de sete medalhas (3 de ouro e 4 de prata) nos Jogos Mundiais Universitários Chengdu, na China, e 23 medalhas nos Campeonatos Europeus Universitários.

Mariana Machado, da Associação Académica da Universidade do Minho, e João Coelho, da Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitetura, ambos do Atletismo, foram eleitos atletas do ano, Bruno Fernandes, treinador da equipa feminina de futsal da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, recebeu o galardão de treinador do ano, e a equipa feminina de futsal da AEIST recebeu o troféu de equipa do ano.

O evento contou com a presença do presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Ricardo Nora, que enalteceu os feitos do desporto universitário no último ano, em especial nos Jogos Mundiais Universitários, do presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, e do diretor-geral da Direção Geral de Ensino Superior, Joaquim Mourato.

Além dos troféus entregues aos melhores do ano, foram também homenageados os estudantes-atletas que conquistaram medalhas nos Campeonatos Europeus Universitários, onde a AAUMinho voltou a estar em bom plano. Nos outros prémios, o Troféu Universitário de Clubes à Universidade do Porto e o prémio PNED ‘Investigação sobre Ética no Desporto’, foi atribuído a Phillipe Marracho, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O prémio Ética Desportiva no Desporto Universitário, instituído pela FADU desde 2012, foi atribuído à Associação Académica da Universidade da Madeira e à Associação de Basquetebol da Madeira. Foram ainda entregues os certificados Healthy Campus FISU.

A Gala deste ano atribuiu também, pela primeira vez, um Prémio no âmbito da campanha “Desafia os Números!” ao clube que mais se destacou na promoção da igualdade de género, entregue à Universidade NOVA de Lisboa. Também em estreia, foram entregues os certificados de participação aos clubes FADU que estiveram na 1.ª edição dos Campeonatos Nacionais Universitários de Esports.

Laura Ferreira e Henrique Mano foram os apresentadores da Gala, que contou com a atuação da cantora Bianca Barros.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES