Quarta-feira, Junho 29, 2022
14.5 C
Braga
InícioAtualidadeMaria José Fernandes eleita presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos

Maria José Fernandes eleita presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos

© IPCA

A presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Maria José Fernandes, foi eleita, por unanimidade, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) esta quinta-feira, 17 de fevereiro.

Para o mandato de dois anos enquanto presidente do CCISP, Maria José Fernandes pretende afirmar o ensino superior politécnico no panorama nacional e internacional e contribuir para os objetivos no âmbito da Agenda Europeia 2030.

A nova presidente do CCISP defende que a visão estratégica dos Politécnicos já implementada no panorama nacional e internacional, enquanto agentes de transformação das sociedades e das regiões onde atuam, deve continuar a nortear-se para a concretização dos desafios societais, através do desenvolvimento de atividades de ensino, investigação e de interação com a sociedade que promovam a aquisição das futuras competências avançadas.

A Presidente pretende, ainda, que os Politécnicos reforcem a sua contribuição para os objetivos no âmbito da Agenda Europeia 2030, designadamente com a “qualificação e formação ao longo da vida – quer de jovens, quer de adultos – e com a melhoria de competências das pessoas, em qualquer domínio da sociedade”, adianta. Para este propósito, o CCISP conta também com a implementação dos programas Impulso (Jovem e Adultos), aprovados em todos os Politécnicos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência português e que estão já em desenvolvimento, bem como com os programas de digitalização e de sustentabilidade que estão em curso.

Dos objetivos estratégicos para este mandato consta ainda a área da investigação, desenvolvimento e inovação, sendo que se pretende alinhar toda a estratégia com os European Innovation Hubs, promovendo, desta forma, o aumento do impacto societal da atividade realizada e, consequentemente, provocando a transformação das regiões e o seu desenvolvimento sustentável. “Para concretizar este objetivo, é fundamental que os Politécnicos possam atribuir o grau de Doutor, pelo que esta será uma das prioridades deste início de mandato. Muito em breve será novamente submetida, na Assembleia da República, a iniciativa legislativa de cidadãos para que os Politécnicos possam atribuir o grau de Doutor e vejam, ainda, alterada a sua designação para Universidades Politécnicas”, afirma a presidente do CCISP.

Para o futuro, Maria José Fernandes reitera que “há reformas fundamentais a serem concretizadas nos próximos anos, em que o CCISP pretende ter um papel preponderante, nomeadamente, a Revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) e o Estatuto da Carreira de Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico, diplomas estruturantes para o sistema de ensino superior. O CCISP quer participar e ser parte integrante no processo de transformação social e de desenvolvimento cultural de Portugal”.

A nova presidente do CCISP é licenciada em Gestão, Doutorada em Ciências Empresariais (área da Contabilidade) e tem o título de agregada em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (IESG) da Universidade Técnica de Lisboa. É, desde 2017, presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e, também, desde esta altura, assumia funções como vice-presidente do CCISP. É presidente do Colégio de Especialidade de Contabilidade Pública da Ordem dos Contabilistas Certificados e Professora Coordenadora principal na Escola Superior de Gestão do IPCA. Exerceu ainda o cargo de Diretora do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do IPCA entre 2008 e 2017. É autora de diversas publicações em revistas científicas nacionais e internacionais e de trabalhos de investigação científica apresentados em múltiplos congressos.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS