A Fundação Bracara Augusta, cofundada pela Universidade do Minho, apresenta a iniciativa “BragaLit – Mapa Literário da Cidade de Braga” esta quarta-feira, 15 de julho, às 11h00, na sala multiusos do gnration, em Braga.
A sessão vai contar com Marc Rodrigues, autor do projeto, Micaela Ramon, professora do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho e vogal do conselho de administração da Fundação Bracara Augusta, Eduardo Jorge Madureira e Luís Cristóvam, ambos da coleção literária “Braga Cidade Bimilenar” da Fundação Bracara Augusta. A entrada é livre, mediante a inscrição prévia em [email protected] e a lotação do espaço.
Marc Rodrigues idealizou “BragaLit” na sua dissertação de mestrado em Português Língua Não Materna na UMinho, orientada por Micaela Ramon. Criou um mapa literário online de Braga a partir de excertos das obras da coleção “Braga Cidade Bimilenar”. Os itinerários ao dispor do público, em http://bragalit.webnode.pt, reportam-se a dez autores: Alexandre Herculano, Altino do Tojal, Antero de Figueiredo, Camilo Castelo Branco, José Manuel Mendes, Luís Forjaz Trigueiros, Luiz Pacheco, Manuel Teixeira-Gomes, Maria Ondina Braga e Ramalho Ortigão.
Os excertos incluem cerca de 150 referências a monumentos, espaços públicos e comerciais e outros mais pitorescos. A Sé Catedral, a Avenida Central e o Bom Jesus estão entre os mais citados pelos escritores. Esta iniciativa pretende divulgar a prática do turismo literário em Braga e contribuir para promover e valorizar a cultura e a língua portuguesas.