
De maio a setembro, o Museu Cultural de Caldas das Taipas, em Guimarães, recebe concertos, cinema, tertúlias, teatro, ateliers infantis, visitas guiadas e até uma noite de astronomia. A 14.ª edição desta temporada cultural apresenta mais de 20 iniciativas para todas as idades e com entrada livre.
Ao longo de mais de quatro meses, o público poderá contar a atuação de alguns dos nomes de maior destaque da música nacional. O arranque musical acontece a 6 de junho com os espetáculos de Marquise e Rita Vian. A 4 de julho é a vez de Emmy Curl e Homem em Catarse irem. Já agosto, mês das festividades, tem direito a três dias de concertos. No dia 9 há Noite de Fados, pelo Grupo de Fados da Vila, a 22 de agosto o palco é dos Ganso e dos IBSXJAUR e, no dia seguinte, os novos talentos made in Taipas: Noise at Valve, Correr Andar e Theo. Por fim, a 12 de setembro, os estreantes Galeria Incerteza e os intemporais Mão Morta, com direito a dj set de Jubilee, para encerrar a temporada musical de 2025.
O cinema ao ar livre em noites de verão é mais uma das atividades que valoriza o património ao dinamizar um espaço histórico que une passado e presente. Este ano estará a rodagem do filme “Small Things Like These / Pequenas Coisas como Estas” de Tim Mielants, em julho. “Emilia Pérez” de Jacques Audiard e “Grand Tour” de Miguel Gomes vão ter sessões de apresentação em agosto.