Sexta-feira, Agosto 12, 2022
18.8 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoMais pequenos da Póvoa de Lanhoso jogam futebol para aprender a desconstruir...

Mais pequenos da Póvoa de Lanhoso jogam futebol para aprender a desconstruir estereótipos de género

© CM Póvoa de Lanhoso

No âmbito do projeto “Igualdade, Cidadania e Direitos Humanos”, desenvolvido pelo SIGO da autarquia da Póvoa de Lanhoso, foi desenvolvida uma atividade com as crianças que frequentam a sala dos 5 anos do Jardim de Infância S. Gonçalo.

Após diagnóstico realizado no âmbito do referido projeto, que está a ser implementado junto daquela turma desde novembro de 2021 e que é único no país, ressaltou a perceção de que os mais pequenos acreditam, por exemplo, que só os homens é que podem ser jogadores e treinadores de futebol.

Para realizar este jogo com as crianças, foi convidada uma  jovem povoense que atualmente é treinadora de futebol feminino, mas que também já foi jogadora, na posição de guarda-redes. Com a sua visita ao jardim-de-infância e com o jogo que se realizou envolvendo meninos e meninas, as crianças perceberam que quer rapazes/homens ou raparigas/mulheres poderão jogar ou treinar futebol ou qualquer outra modalidade desportiva.

Esta atividade, realizada em parceria com a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, pretendeu contribuir para a desconstrução de estereótipos de género veiculados e reproduzidos, muitas vezes inconscientemente, na sociedade e que formam as ideias e personalidades das crianças.

No final da atividade, em sala e com a educadora, as crianças fizeram um desenho em conjunto, onde já se poderá verificar a alteração das suas perceções, vendo-se em campo, meninas e meninos a jogar futebol. Afinal, meninas e meninos poderão ser o que quiserem e brincar como mais gostarem!

Essa iniciativa foi realizada no âmbito do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades, uma resposta da Autarquia que integra o Pelouro da Igualdade e Inclusão.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS