
Arrancou hoje, em Barcelos, a Fase Final Regional Norte do Desporto Escolar – categoria de iniciados – que reúne mais de 270 jovens atletas de toda a região norte. Ao longo de dois dias, os participantes vão disputar provas em andebol, ténis de mesa, voleibol, badminton e futsal.
A edição de 2025 desta celebração do desporto e da juventude envolve cerca de 470 participantes, entre alunos, professores, árbitros e voluntários, e decorre em várias escolas do concelho, onde garantem o apoio logístico e técnico mais de 40 alunos árbitros e cerca de 30 voluntários.
Aquando da apresentação oficial da iniciativa, o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, destacou o papel do desporto escolar na formação integral dos jovens. “O desporto escolar é, simultaneamente, um espaço de educação, de inclusão e de saúde. É um espaço de convivência e de desenvolvimento de competências pessoais e sociais que ultrapassam os limites do campo de jogo ou do pavilhão”, afirmou.
Reafirmando “o compromisso do Município com a juventude e a escola pública”, o autarca sublinhou que “apoiar o desporto escolar não é um gesto simbólico, é um compromisso concreto com os nossos jovens e com a coesão social”.