Mais de 250 diplomados do IPCA receberam, no último sábado, a sua carta de curso. Para Maria José Fernandes, presidente da instituição de ensino, os diplomados de licenciatura, mestrado e de cursos técnicos superiores profissionais são “os melhores Embaixadores do IPCA”.
“Para todos, este dia é sinónimo de alegria, de conquista, de sentimento de dever cumprido. Este dia tem ainda um encanto e sabor especial, pois, representa a vossa capacidade de resiliência e tenacidade para vencer um dos maiores desafios com que a humanidade se viu confrontada, a de lidar com uma pandemia, e o impacto que a mesma teve nas nossas vidas e na vida académica”, disse Maria José Fernandes.
Por sua vez, a presidente da Associação Académica do IPCA, Mariana Lima, que também recebeu o diploma de licenciatura neste dia, lembrou a necessidade de o IPCA e a AAIPCA se “reinventarem nos últimos anos”. “Naquele que foi um contexto de incertezas, quer o IPCA, quer nós estudantes, continuamos convictos quanto à importância da nossa qualificação. Vimo-nos obrigados a aumentar a nossa capacidade de inovação, de entrega, de camaradagem e união”, referiu Mariana Lima lembrando que “cada um atrás do seu ecrã acabou por ser e dar força a outros tantos estudantes e docentes, sendo a companhia e família em momentos que temíamos”.
Já Mariana Carvalho, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Barcelos, enalteceu “o percurso notável do IPCA, quer na oferta formativa que ministra, quer no processo de investigação que tem desenvolvido e que é reconhecido interna e externamente. Como barcelense, como docente desta casa, e enquanto representante do município é um orgulho imenso ter o IPCA sediado em Barcelos”.
“Voem alto e levem o nome do IPCA bem longe, mas quando quiserem pousar saibam que o IPCA e Barcelos estará sempre de braços abertos para vos acolher novamente”, lembrou Mariana Carvalho.
Também a presidente do IPCA convidou os diplomados a continuarem ligados ao IPCA, seja através da continuação de estudos, seja através do Gabinete de Alumni, que criou um programa de mentoria e de gestão de carreira, lembrando que “IPCA uma vez, IPCA sempre”. “Queremos continuar a contar convosco para transmitirem aos atuais e aos futuros estudantes a vossa experiência e com isso ajudarem à sua integração na nossa comunidade e ao seu crescimento como pessoas”, referiu a presidente do IPCA.
Nos 28 anos de existência, o IPCA formou 2.262 estudantes de Cursos Técnicos Superiores Profissionais, 5.784 de licenciatura e 788 de mestrado. Só no ano letivo 2021/2022, a que esta cerimónia diz respeito, terminaram o curso nos vários ciclos de estudos 1 138 estudantes, sendo 423 de CTESP; 641 de licenciatura e 74 de mestrado. Estes números revelam bem o crescimento do IPCA, e evidenciam, sobretudo, o reconhecimento granjeado a nível local, regional, nacional e internacional.