Lusíadas Saúde prepara hospitais de Braga e Porto para tratar doentes do SNS
Quarta-feira , Novembro 25 2020 Periodicidade Diária nº 2646
Principal / Braga / Lusíadas Saúde prepara hospitais de Braga e Porto para tratar doentes do SNS

Lusíadas Saúde prepara hospitais de Braga e Porto para tratar doentes do SNS

 

Lusíadas Saúde

Atendendo ao atual contexto de saúde pública, a Lusíadas Saúde está a reajustar o perfil assistencial das suas unidades a norte do país – Hospital Lusíadas Braga e Hospital Lusíadas Porto, para contribuir no combate à pandemia Covid-19 e à necessidade de atuar nas consultas, diagnóstico e tratamento das demais patologias não Covid-19.

Desde o dia 3 de novembro que a Lusíadas Saúde tem vindo a ter contatos diretos com a ARS Norte e iniciado o processo de adesão ao acordo que, para além da duplicação da capacidade instalada para SIGIC – já informada e em operação –, irá permitir o internamento de doentes com patologia médica em fase aguda. Está ainda a ser ultimada a negociação de capacidade com um hospital de referência, no Porto, para poder acelerar ainda mais a execução das cirurgias urgentes em lista de espera, num total de 25 camas médicas e cirúrgicas.

O Hospital Lusíadas Porto está ainda a estudar a possibilidade de ajustar o seu perfil assistencial para poder contribuir para o internamento de doentes com Covid-19 e aguarda a atualização do respetivo protocolo por parte do Ministério da Saúde, que deverá assentar na experiência associada à duração média de internamento em enfermaria e em cuidados intensivos e nos respetivos custos efetivos suportados pelos hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

A Lusíadas Saúde reiterou a sua disponibilidade para colaborar com o Ministério da Saúde no combate à pandemia, bem como na redução das necessidades urgentes não Covid-19 da população portuguesa.