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Loja de Cidadão de Famalicão já realizou mais de 50 mil atendimentos

© CM Famalicão

Nos primeiros seis meses de vida da Loja de Cidadão de Vila Nova de Famalicão, foram realizados mais de 56 mil atendimentos, numa média diária de 624 utentes. O espaço que agrega o IRN – Instituto dos Registos e Notariado (Registo Civil, Registo Predial, Comercial e Automóvel), a Autoridade Tributária e Aduaneira (Finanças), a Segurança Social, o Espaço de Cidadão e o Balcão Único do Prédio, foi inaugurado no passado dia 26 de julho, depois de várias anos de reivindicação por parte da autarquia e da própria sociedade civil.

A sua abertura veio melhorar significativamente a qualidade do serviço público prestado em Vila Nova de Famalicão, sobretudo dos serviços da competência do Estado, que obrigavam a longos períodos de espera dos cidadãos em condições de grande desconforto, nomeadamente, ao ar livre e sem equipamentos de apoio. O Registo Civil e a Segurança Social eram os casos mais notados.

A concretização do equipamento, numa zona central da cidade famalicense, foi possível através da celebração de um protocolo de colaboração entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), o Município de Vila Nova de Famalicão, o Instituto dos Registos e Notariado IP, a Autoridade Tributária e Aduaneira e o Instituto da Segurança Social IP, no qual a Câmara Municipal assumiu as despesas afetas à cedência, manutenção e logística do espaço.

“Houve uma melhoria enorme, relativamente ao que existia no passado”, destaca o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que faz um balanço “muito positivo” destes seis meses.

Ciente da necessidade de melhorar a eficiência de alguns serviços tutelados pela Administração Central,  o edil realça que insistirá “de forma persistente e determinada, junto das entidades competentes, para que façam chegar mais recursos, nomeadamente, humanos, por forma a colmatar a ausência de pessoal, fator que inibe a eficiência deste serviço”.

Refira-se que os serviços públicos a que os utentes mais recorreram, nestes seis meses de existência da Loja de Cidadão, foram a Segurança Social, as Finanças e o Instituto dos Registos e Notariado, por esta ordem de afluência.

A Loja de Cidadão encontra-se localizada no Centro Comercial D. Sancho I – antiga superfície comercial “Inô” -, localizado na Rua António Carvalho Faria. Apesar da autarquia ter solicitado ao Governo a prestação de um horário de atendimento alargado, o horário homologado acabou por ser nos dias úteis, das 9h00 às 16h30, sendo que a loja encerra aos sábados.

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