Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
11.6 C
Braga
InícioBragaLivro “Os Bichos de Braga” dá a conhecer fauna do concelho

Livro “Os Bichos de Braga” dá a conhecer fauna do concelho

© CM Braga

O Município apresentou hoje o livro “Os Bichos de Braga”, uma obra única a nível nacional que dá a conhecer a fauna do concelho.

Com fotografias de João Ferreira e textos do biólogo Pedro Alves, esta é uma “publicação surpreendente, com um conjunto notável de imagens que foram captadas ao longo dos últimos dois anos”, como explicou o vereador do Ambiente, Altino Bessa, na sessão de lançamento do livro realizada no Parque de São João da Ponte.

“Este livro reúne imagens que captam a pureza natural do concelho e que têm o poder de nos transportar para a sua vida selvagem. É um trabalho de excelência que dá a conhecer à população espécies que se pensavam não existir no concelho”, referiu o vereador, dando como exemplo as lontras no rio Este, os esquilos no Sameiro ou a cobra de escada no Monte Picoto.

Altino Bessa salientou que o livro resulta de um trabalho de investigação exaustivo que “reflete a biodiversidade do nosso território, desde aves, mamíferos, répteis, anfíbios e peixes”. Por se tratar de uma ferramenta pedagógica, o livro será oferecido a todas as bibliotecas escolares do concelho, assim como às Juntas e Uniões de Freguesia. A obra, que também pode ser consultada online através da plataforma ISSUU, estará em breve à venda no Posto de Turismo.

Já para João Ferreira e Pedro Alves, ambos naturais de Braga, a publicação deste livro é a concretização de um sonho. “Este foi um desafio lançado pela Câmara Municipal de Braga: descobrir e mostrar a fauna que este concelho partilha connosco. Desde o rio Este ao rio Cávado, do centro da cidade às aldeias mais rurais; dos bosques aos campos; dos muros de pedra aos edifícios de betão armado, procurei os ‘bichos’ de Braga”, explicou João Ferreira.

Segundo o fotógrafo, o objetivo não foi fotografar todos os animais, mas “mostrar aos bracarenses que ainda podem passear no seu concelho e deliciarem-se com as pescarias de uma lontra no rio ou com o piar de uma coruja nos bosques”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS