Sexta-feira, Agosto 12, 2022
18.8 C
Braga
InícioBragaLivro “O Palácio de Dom José de Bragança” contribui para a divulgação...

Livro “O Palácio de Dom José de Bragança” contribui para a divulgação do património de Braga

© CM Braga

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Braga acolheu a apresentação do livro “O Palácio de Dom José de Bragança”.

Da autoria de Eduardo Pires de Oliveira, a apresentação da obra foi da responsabilidade de Henrique Barreto Nunes, antigo diretor da Biblioteca Pública de Braga, equipamento cultural ainda hoje localizado neste palácio.

Com esta edição, Eduardo Pires de Oliveira, o reconhecido historiador de arte, especialista no Barroco e no Rococó do Minho e Norte de Portugal, pretendeu organizar e contextualizar o conjunto das suas exaustivas investigações relativas ao Paço Arquiepiscopal de Braga, um dos mais emblemáticos edifícios da cidade.

Como afirmou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, este livro é um contributo “fundamental para a disseminação do estudo e divulgação do nosso património cultural”. “Braga é uma cidade que se orgulha do seu património e legado bimilenar. Sendo algo que vivenciamos no dia a dia, é igualmente importante que seja complementado com um trabalho profícuo de investigação, conhecimento e aprendizagem formal e informal. Obras como esta são fundamentais para a disseminação desse mesmo conhecimento e um excelente exemplo de partilha da nossa história com terceiros”, afirmou.

Integrado nas Comemorações Centenárias de André Soares (1720-1769), este livro estuda a primeira obra conhecida de arquitectura de André Soares, contextualizando a sua evolução na época e na organização social e urbanística da cidade, analisando as várias transformações a que o Paço Arquiepiscopal foi sujeito ao longo da história.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS