
No âmbito da campanha para as Eleições Legislativas de 2025, e na semana que se comemorou o Dia da Europa, diversos candidatos do partido LIVRE às próximas eleições legislativas, com destaque para os cabeças de lista pelo distrito de Braga, Jorge Araújo e Teresa Salomé, fizeram uma visita à associação Mobility Friends, em Barcelos, onde foram recebidos por Ricardo Afonso, um dos coordenadores do projeto.
“Esta instituição, com sede em Gamil, Barcelos, é uma referência nacional na promoção de projetos de mobilidade europeia, no âmbito do programa ERASMUS+, um programa europeu de estágios junto das empresas locais. Fundada em 2012, a Mobility Friends acolhe anualmente cerca de 3600 estudantes e jovens profissionais oriundos de mais de 40 países. O campus onde se situa oferece uma infraestrutura que inclui dormitórios, cantina, salas de formação, espaços desportivos e áreas de lazer, totalmente acessíveis e adaptadas a diferentes perfis de mobilidade. A visita à Mobility Friends, permitiu identificar os desafios enfrentados pela associação em matéria de financiamento, reconhecimento institucional e simplificação administrativa, temas que o LIVRE considera essenciais para desbloquear o verdadeiro potencial socioeconómico da região”, destaca o partido.
Durante a visita, os candidatos do LIVRE pelo círculo de Braga realçaram “o papel destas iniciativas de mobilidade internacional no projeto de integração europeu, sublinhando a necessidade de políticas públicas que reconheçam e potenciem os estágios internacionais”. Os candidatos referiram também “a importância de garantir que a mobilidade internacional seja acessível a todos os jovens, independentemente da sua origem socioeconómica, nomeadamente com o reforço do financiamento de programas de mobilidade europeia e do Erasmus+; a promoção da cooperação entre associações juvenis de Portugal e na diáspora ou a criação de programas públicos de integração de jovens emigrantes e lusodescendentes e à valorização das suas experiências internacionais”.
A visita coincidiu com o Dia da Europa, celebrado a 9 de maio, e os candidatos reforçaram a convicção de que “a integração europeia se constrói também a partir dos territórios e das comunidades que os habitam, pela valorização da diversidade e pelo compromisso com uma cidadania ativa e inclusiva, pilares fundamentais na construção do projeto europeu”.