Sexta-feira, Junho 13, 2025
20.1 C
Braga
PolíticaLegislativasLivre defende importância da imprensa local e regional

Livre defende importância da imprensa local e regional

O partido defende que a imprensa local e regional desempenha um papel “fundamental” nas comunidades, uma vez que “são as únicas fontes de informação sobre acontecimentos que passam despercebidos a maior parte das vezes pelos meios de comunicação nacionais”.

© Livre

O Livre defende que a imprensa local e regional desempenha um papel fundamental nas comunidades, uma vez que são as únicas fontes de informação sobre acontecimentos que passam despercebidos a maior parte das vezes pelos meios de comunicação nacionais.

Em comunicado, o partido refere que “sem as notícias da terra se enfraquece a democracia”. “Numa altura em que tanto se discute o futuro da democracia, é urgente olharmos para um dos seus pilares mais esquecidos: a imprensa local e regional”, salienta.

Para o Livre, a imprensa local e regional “dá visibilidade e voz aos problemas sociais e às conquistas locais, aproximando os cidadãos e reforçando o sentimento de pertença. Promovem iniciativas culturais emanadas das comunidades, o que muito contribui para a preservação do património e da memória coletiva, ao mesmo tempo que se ajudam a construir um importante arquivo histórico”. “A imprensa local aproxima os cidadãos, contribui para a coesão social e estimula o debate público sobre as decisões tomadas pelos poderes locais, contribuindo para a transparência das mesmas e para a responsabilização desses poderes. Num tempo marcado pela digitalização e pela velocidade da informação, a imprensa local continua a ser uma fonte fiável, acessível e próxima dos cidadãos. Tem, pois, um papel crucial na defesa e no fortalecimento da democracia, pelos que deve ser apoiada e valorizada”, destaca ainda.

No programa eleitoral do LIVRE para as eleições legislativas de 2025 consta a importância da comunicação social enquanto “pilar fundamental da democracia e da cidadania ativa”. “Defendemos a necessidade de reforçar a comunicação social pública e independente, garantindo a independência editorial dos órgãos de comunicação social e promovendo um ambiente onde a toda a imprensa possa operar livre de pressões políticas e económicas. E como defender a imprensa local e regional é defender a democracia, apoiamos a diversidade e a pluralidade dos media, com destaque para o reconhecendo do papel crucial da imprensa local e regional na representação das comunidades e na promoção do pluralismo informativo. Para o LIVRE, a defesa da imprensa local e regional é condição necessária para a construção de uma democracia de proximidade com cidadãos informados e participativos na vida cívica”, destacam Jorge Araújo e Teresa Mota, cabeças de lista do partido LIVRE em Braga.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES