Quinta-feira, Maio 26, 2022
30.1 C
Braga
InícioPaísLiga Portuguesa Contra o Cancro celebra 81 anos

Liga Portuguesa Contra o Cancro celebra 81 anos

DR

A Liga Portuguesa Contra o Cancro assinala hoje 81 anos de existência com diversas iniciativas, a celebrar um passado e presente em prol do doente oncológico e seus familiares, no estímulo para a prevenção e investigação da doença oncológica.

O paradigma da oncologia tendencialmente vai-se alterar com o maior número de doentes que sobrevivem à doença oncológica ou face a uma situação em que a doença se vai tornando crónica, sendo necessário dar muito apoio a estes doentes. Para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a sociedade tem de se organizar para diminuir desequilíbrios, dando condições de acompanhamento, independentemente da condição sócio-económica ou da região do país em que o doente se encontre.

A génese da Liga Portuguesa Contra o Cancro está no voluntariado e mantendo-se fiel ao seu ADN, é nos voluntários que a Liga encontra a sua inspiração, força e dinâmica. Foram eles que, com o apoio de Francisco Gentil, há 81 anos se organizaram para iniciar este percurso e são eles hoje, que no dia a dia e nas várias estruturas garantem a sua vitalidade. Seja através de competências hospitalares, de movimentos de entreajuda ou comunitários, todos marcam a história destes 81 anos.

“O nosso papel na investigação é, e será sempre, o de facilitador e criador de condições que permitam o avanço da ciência e a sua tradução na prática clínica a bem dos doentes oncológicos e suas famílias”, afirma Francisco Cavaleiro de Ferreira, presidente da Direção da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Realizam-se hoje as VII Jornadas de Investigação em Oncologia, a decorrer no Auditório Vieira de Almeida, onde será apresentado o State of the Art dos projetos premiados nos anos de 2020 e 2021 e os quatro projetos de investigação selecionados no âmbito das Bolsas Terry Fox 2022/2023, no montante de 15.000€/cada. As jornadas serão também uma oportunidade para conhecer o percurso dos 64 bolseiros através do testemunho de três deles e do lançamento do livro “Um Caminho de 25 anos”.

O Núcleo Regional da Madeira (NRM) assinala esta data com duas iniciativas: a apresentação do estudo “Impacto Económico e Psicossocial do Cancro da Mama em Portugal”, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, hoje às 17:30 e o lançamento da 9.ª Edição da Bolsa de Investigação “Rubina Barros” na sede do NRM.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS