Segunda-feira, Dezembro 5, 2022
12.5 C
Braga
InícioAtualidadeLAR da Universidade do Minho alcança 2º e 3º lugar no Festival...

LAR da Universidade do Minho alcança 2º e 3º lugar no Festival Nacional de Robótica

© LAR

O Laboratório de Automação e Robótica (LAR) da Universidade do Minho participou no Festival Nacional de Robótica, onde alcançou o 2º e 3º lugar. O evento realizou-se de 29 de abril a 1 de maio, no Europarque em Santa Maria da Feira.

O LAR participou na liga da Condução autónoma com duas equipas, a equipa Formula UM, e a equipa Formula DOIS, com alunos de Engenharia Eletrónica Industrial e de Mecatrónica, nomeadamente Tiago Ribeiro, Marco Luís, António Ribeiro, Rúben Silva, Inês Ribeiro, José Carlos Martins, Rui Lima, Bruno Silva, Joel Costa, Eduardo Fernandes. 

A prova consistia em o robô (em forma de automóvel) dar duas voltas a uma pista de 12 metros de comprimento de forma completamente autónoma no menor espaço de tempo. Para além disso, o carro teve de reconhecer sinais de trânsito, zonas de obras, estacionar sozinho, desviar-se de obstáculos, etc. As duas equipas usaram soluções com programação clássica e com recurso à Inteligência Artificial, tendo um dos carros feito a prova apenas com essa solução.

A prova teve quatro mangas durante os três dias de competição. Os alunos trabalharam todos de forma afincada, desde seis semanas antes do evento, tendo ainda dedicado os três dias (e algumas noites) do evento à programação e calibração de parâmetros.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS