Sexta-feira, Abril 19, 2024
19.6 C
Braga
BragaLançado projeto “Comprar@Braga” para ajudar comerciantes bracarenses

Lançado projeto “Comprar@Braga” para ajudar comerciantes bracarenses

DR

O comércio tradicional de Braga tem a partir de hoje a possibilidade de se digitalizar, através do projeto “Comprar@Braga”. A iniciativa é promovida pelo Município de Braga, InvestBraga e Associação Comercial de Braga (ACB), em parceria com os CTT.

“Comprar@Braga” dará ferramentas para que os comerciantes locais possam responder à crise que se vive como consequência da Covid-19, permitindo o acesso ao marketplace CTT Comércio Local e a um conjunto de iniciativas formativas, que visam o desenvolvimento de competências na área digital.

Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, “esta é uma solução que vem no momento certo e que irá ajudar a ultrapassar este período de maiores dificuldades no comércio local, mas sobretudo permite abrir uma janela de oportunidade, que vai muito para lá deste contexto de pandemia. O mundo digital permite-nos chegar muito mais além do que o mundo físico nos possibilita e foi a partir desse pressuposto que surgiu esta ideia”.

“Sé é essencial apoiar os agentes económicos a minorar os efeitos da Covid-19, através de medidas mais gerais e assumidas pelo governo central, é também muito importante que possamos criar condições para a sustentabilidade dos negócios. Mais do que ajudá-los a sobreviver, queremos que os agentes económicos do concelho de Braga tenham condições de continuar a desenvolver a sua atividade, dando-lhes a possibilidade de manter uma relação estreita com os seus clientes e até a de alargar o seu público”, defende.

Domingos Barbosa, Presidente da Associação Comercial de Braga, destaca que “no atual contexto de pandemia, em que a esmagadora maioria dos estabelecimentos comerciais estão encerrados, esta solução de comércio eletrónico é uma excelente alternativa para captar clientes, efetuar vendas e conquistar novos mercados. Apesar da grande evolução que o comércio eletrónico registou nos últimos anos e durante a pandemia, estima-se que mais de 50% das microempresas portuguesas e pequenos negócios ainda não têm qualquer presença online”.

No entanto, o responsável pela associação reconhece a importância crescente do comércio eletrónico e, consequentemente, os benefícios deste projeto para o comércio local. “As novas tendências de consumo apontam claramente para um aumento muito rápido das vendas e experiências de compra à distância nos próximos anos”, sublinha.

Já João Sousa, administrador executivo dos CTT, refere que “a aplicação CTT Comércio Local é uma solução revolucionária, que serve para ajudar a preservar e proteger o comércio local”.

A par do lançamento desta plataforma ligada ao serviço CTT Comércio Local, as três entidades promotoras do “Comprar@Braga” têm planeado um conjunto de momentos que servirão para a qualificação dos comerciantes nas diversas áreas da digitalização de negócios locais, estando inclusivamente a decorrer um inquérito que irá permitir aferir as necessidades formativas dos comerciantes.

Serviço gratuito para os comerciantes até dezembro 

Resultado da parceria estabelecida com os CTT, os comerciantes do concelho de Braga, que aderirem ao “Comprar@Braga”, irão poder aceder gratuitamente à plataforma CTT Comércio Local até ao próximo dia 31 de dezembro. “Esta é uma das vantagens em que temos estado a trabalhar com os CTT, um parceiro de referência na vida dos portugueses e que traz para o projeto o seu selo de qualidade”, avança Ricardo Rio.

Novidade também para os consumidores que, ao optarem por comprar produtos vendidos no comércio local bracarense poderão usufruir da oferta da taxa de entrega CTT até ao final do mês de março.

A inscrição no projeto “Comprar@Braga” poderá ser feita através do formulário disponibilizado no website www.investbraga.com/comprarembraga.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES