Sexta-feira, Maio 24, 2024
11.5 C
Braga
CulturaKarina Sainz Borgo, Gilles Lipovetsky e Ludmilla Ulitskaya no Festival Utopia em...

Karina Sainz Borgo, Gilles Lipovetsky e Ludmilla Ulitskaya no Festival Utopia em Braga

Karina Sainz Borgo © DR / Gilles Lipovetsky © DR / Ludmila Ulitskaya © Cati Cladera

Lélia Wanick Salgado, Ludmilla Ulitskaya e Gilles Lipovetsky são algumas das personalidades que vão passar pelo Espaço Vita, em Braga, no âmbito do festival literário Utopia.

Após um arranque marcado pelas reflexões de Ricardo Araújo Pereira e Frederico Lourenço, pela “chama” de Afonso Cruz, pelo humor de Bruno Nogueira e pela descontração de Miguel Esteves Cardoso, é a vez da cultura além-fronteiras tomar conta do Espaço Vita e do Theatro Circo. O destaque do segundo e último fim de semana do Utopia é a presença de nomes sonantes da literatura e das artes a nível internacional. 

Esta sexta-feira, 10 de novembro, Lélia Wanick Salgado “dá o pontapé de saída” para um final de semana – e de festival – repleto de entrevistas de caráter intimista. A partir das 18:30, a autora, produtora e ambientalista brasileira, que dirige a agência fotográfica Amazonas Images, vai estar à conversa com Maria João Costa, jornalista na Capela Imaculada do Espaço Vita. Casada há mais de cinco décadas com o premiado fotógrafo Sebastião Salgado, Lélia Wanick Salgado foi uma das três vencedoras do Prémio Gulbenkian para a Humanidade de 2023. Em 2015, foi nomeada para o Óscar de Melhor Documentário pela produção da longa-metragem O Sal da Terra, estando também dedicada à defesa de causas ambientais e da proteção dos povos indígenas.

Dois dos momentos mais aguardados da programação chegam no sábado, 11 de novembro. Ludmilla Ulitskaya e Gilles Lipovetsky visitam, pela primeira vez, a cidade de Braga, onde serão protagonistas, no auditório do Espaço Vita, de uma entrevista. Às 16:00, Isabel Lucas conversa com a romancista russa, há vários anos indicada como forte candidata ao Prémio Nobel da Literatura, abordando o percurso pessoal e profissional da escritora. Com uma obra que se encontra traduzida em mais de 40 línguas – incluindo romances, contos, literatura infantil e teatro –, Ludmila Ulitskaya, atualmente com 80 anos, tem sido uma das vozes contra o regime de Putin, encontrando-se, neste momento, exilada em Berlim. Às 18h00, é a vez da jornalista Ana Daniela Soares conhecer, com maior profundidade, a vida e obra de Gilles Lipovetsky, filósofo francês e um dos mais reconhecidos teóricos da Hipermodernidade. Um momento patrocinado pelo dstgroup.

A noite de sábado fica ainda marcada pelo concerto da cantora brasileira Mallu Magalhães no Theatro Circo, às 21:30. O espetáculo marca o regresso a Portugal da cantora, que lançou, em 2021, o aclamado álbum “Esperança”. No último dia do Utopia, as conversas “A Utopia da escrita feminina” – com Filipa Fonseca Silva e Teolinda Gersão – e “A geografia sentimental” – com a aclamada autora venezuelana Karina Sainz Borgo e o escritor espanhol Lluís Prats –, bem como as entrevistas de vida a José Rodrigues dos Santos e Lídia Jorge, são alguns dos destaques da programação.

Antes do início de cada sessão, a organização dá uma tolerância de cinco minutos para a validação dos bilhetes, procedendo, terminado este período, à gestão dos lugares que ficarem disponíveis. Algumas sessões têm ainda lugares disponíveis. A organização recomenda a todos os interessados que não deixem de aparecer para os vários momentos de programação, uma vez que no local é disponibilizada uma sala com transmissão em direto das sessões.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES