RegiãoPóvoa de LanhosoJovens da Póvoa de Lanhoso preocupados com saúde mental e física

Jovens da Póvoa de Lanhoso preocupados com saúde mental e física

Apresentadas propostas na Assembleia Municipal Jovem centradas na promoção da saúde mental e da qualidade de vida no concelho.

© CM Póvoa de Lanhoso

Realizou-se, na Póvoa de Lanhoso, a III Assembleia Municipal Jovem, subordinada ao tema “Saúde Mental e Bem-Estar”, reunindo a participação de alunos do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio e da Escola Profissional do Alto Ave (EPAVE).

Procurando simular o ambiente e o funcionamento do processo democrático da Assembleia Municipal, a Assembleia Municipal Jovem constituiu um espaço de reflexão, debate e participação cívica, permitindo aos jovens apresentar propostas concretas centradas na promoção da saúde mental e da qualidade de vida no concelho.

Estiveram presentes o presidente da Assembleia Municipal, António Queirós, que presidiu à sessão, e, da Câmara Municipal, o presidente Frederico Castro, acompanhado pela vereadora Fátima Moreira e pelos vereadores Paulo Gago e Gilberto Anjos, que responderam às questões e propostas apresentadas pelos deputados jovens. Marcou ainda presença, nesta sessão, a vereadora Fátima Alves.

O Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso apresentou a proposta “Saúde Mental em Primeiro Lugar”, que prevê a criação do “WhatsApp Jovem – Linha de Apoio Psicológico Anónimo”. Esta medida visa facilitar o acesso dos jovens a apoio psicológico, através de um canal digital, gratuito e confidencial, adaptado aos seus hábitos de comunicação, funcionando como uma primeira linha de escuta e encaminhamento.

Por sua vez, o Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio propôs a realização do “Festival do Bem-Estar – Alerta Jovem”, um evento de carácter comunitário, a decorrer ao longo de dois a três dias, que integra momentos de sensibilização, atividades práticas e a criação de um mural permanente de partilha de mensagens e recursos de apoio. A proposta pretende reforçar a literacia emocional e promover estratégias de gestão do stress e do bem-estar junto da comunidade.

Já a Escola Profissional do Alto Ave (EPAVE) apresentou a proposta de criação do Cartão Municipal Jovem Desportivo, dirigido a jovens entre os 12 e os 25 anos, com o objetivo de incentivar a prática de atividade física como fator essencial para o equilíbrio emocional e o bem-estar psicológico. Através da atribuição de descontos em ginásios, clubes e outras entidades desportivas do concelho, esta medida procura reduzir barreiras económicas e promover estilos de vida ativos, reconhecendo o impacto positivo do desporto na autoestima, na socialização e na prevenção de situações de isolamento, ansiedade e outros desafios associados à saúde mental.

As propostas apresentadas evidenciam a crescente preocupação dos jovens com as questões da saúde mental, bem como a sua vontade de contribuir ativamente para a construção de uma comunidade mais saudável, inclusiva e consciente.

Nesta sessão foram ainda eleitos os porta-vozes dos deputados jovens que, no próximo dia 27 de junho, participarão na Sessão Ordinária da Assembleia Municipal, com o objetivo de dar a conhecer aos Deputados Municipais as resoluções aprovadas pela Assembleia Municipal Jovem.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

Últimas Notícias

POPULARES