JovemCoop e Braga Mais organizam visita virtual ao Palácio do Raio
Segunda-feira , Agosto 3 2020 Periodicidade Diária nº 2532
Principal / Cultura / JovemCoop e Braga Mais organizam visita virtual ao Palácio do Raio

JovemCoop e Braga Mais organizam visita virtual ao Palácio do Raio

Palácio do Raio

As associações Braga Mais e JovemCoop vão dar continuidade aos seus “Percursos Brácaros” com uma visita guiada digital ao Palácio do Raio. Esta iniciativa, realizada em parceria com a Junta de Freguesia de S. Victor e com a Misericórdia de Braga, decorre no sábado, 4 de julho, a partir das 10h30, com o propósito de dar a conhecer a história e o património deste exemplar relevante da Arquitetura Civil bracarense. A visita pode ser acompanhada a partir da página da JovemCoop.

O Palácio do Raio é uma das obras-primas de André Soares. Construído a partir de 1752, destinava-se a servir de habitação à família do rico comerciante João Duarte Faria. Sofreu algumas alterações no decorrer do século XIX, quando estava na posse de Miguel José Raio, o homem que deixou o seu nome à casa. Contudo, a designação do palácio mais popular entre os bracarenses era “Casa do Mexicano”, devido à estátua do que aparenta ser um turco, que se encontra em destaque na escadaria principal, e saiu também das mãos do mestre André Soares.

O palácio do Raio esteve, até 2011, na posse do Estado. Como sua proprietária, a Santa Casa da Misericórdia de Braga encetou um processo de reabilitação ao edifício, passando a acolher, desde 2015, os serviços centrais da instituição e o Centro Interpretativo Memórias da Misericórdia de Braga. Desta forma, as duas associações continuam a dar preferência ao legado de André Soares, associando-se às comemorações dos 300 anos do nascimento do artista bracarense.

Em tempos de crise, o apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região. Apoie aqui.