
“Uma espécie de diário de bordo de uma verdadeira aventura náutica repleta de peripécias, contratempos, audácia, sorte e acasos”. É assim que o jornalista José Pedro Castanheira descreve a sua obra “Volta aos Açores em Quinze Dias”, editada pela Tinta-da-China, vencedora do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, atribuído pelo Município de Braga em parceria com a Associação Portuguesa de Escritores (APE).
Na cerimónia de entrega do galardão, que decorreu esta sexta-feira, no âmbito do Festival Literário Utopia, o autor salientou o sentimento de “gratidão” e “honra” com que recebeu esta distinção. “Uma honra redobrada, tendo em conta o nome que evoca, Maria Ondina Braga”, disse.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, enalteceu a qualidade da obra – que recebeu a unanimidade do júri – e referiu a importância do tributo que este prémio presta a “um grande vulto da literatura nacional”, a escritora bracarense Maria Ondina Braga.
O autarca anunciou, para breve, o lançamento do segundo volume das Obras Completas de Maria Ondina Braga.
Ricardo Rio aproveitou a oportunidade para reafirmar a importância da parceria com a Associação Portuguesa de Escritores. “O Município revê-se nesta parceria com a APE e ficamos felizes por prestarmos a justa homenagem a dois vultos da cultura nacional, Maria Ondina Braga e o Victor Aguiar e Silva. Queremos que Braga seja, como já acontece, um espaço de encontro com os livros, com a literatura, com os autores e com a cultura, que é o verdadeiro motor de desenvolvimento de uma sociedade”, referiu.
No mesmo sentido foi a intervenção de José Manuel Mendes, presidente da APE, que salientou o “excelente entendimento” entre as duas instituições.
A cerimónia contou com a presença do presidente do júri do prémio, Guilherme d’Oliveira Martins.