Sexta-feira, Abril 19, 2024
20.1 C
Braga
PolíticaLegislativasJosé Luís Carneiro afirma que "ninguém investiu no SNS como o PS”

José Luís Carneiro afirma que “ninguém investiu no SNS como o PS”

© José Luís Carneiro / PS

José Luís Carneiro, cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral de Braga, visitou hoje os Hospitais de Barcelos e de Guimarães acompanhado pelos também candidatos Palmira Maciel, Pedro Sousa, Nuno Martins, Pedro Costa e Anabela Alves.

Em comunicado, o PS afirma que estas visitas “permitiram constatar os investimentos já feitos, o estado atual da saúde no distrito e apontar ao futuro”. “Ao longo dos últimos oito anos, os governos do PS deram um novo impulso ao SNS, reforçando as suas valências e criando as bases orçamentais para a sua resiliência e sustentabilidade. Entre 2015 e 2024 o orçamento do SNS aumentou em mais de 5,6 mil milhões, contando hoje com cerca de 150 mil profissionais, mais 25% do que há oito anos”, acrescenta.

“O nosso programa é claro. Nós defendemos como prioridade o investimento no Serviço Nacional de Saúde, na dimensão pública do SNS, mas defendemos também a complementaridade deste com o Setor Social, nomeadamente as Misericórdias e as IPSS, e também com o setor privado”, defende José Luís Carneiro. Quanto à PPP Braga, o candidato afirmou que “foi o parceiro do Estado que entendeu não renovar a parceria. Esse parceiro exigia mais recursos financeiros e, na avaliação custo-benefício feita pelo Estado, chegou-se à conclusão que essas exigências não eram comportáveis. Não quero com isto dizer que, no futuro, o titular da pasta não possa reavaliar e decidir renovar uma parceria dessa natureza. Mas reitero que não foi o Estado que não quis renovar”.

Sobre a atual resposta do SNS, o cabeça de lista do PS explicou que “neste momento temos em curso um conjunto de parcerias muito amplas com o Setor Social para os exames de diagnóstico, para as consultas e para as cirurgias, sobretudo, de ambulatório. Essa resposta já existe e poderá ser reforçada. A relação com os privados já existe e é para manter” e indicou as prioridades do Plano de Ação para Portugal Inteiro “as nossas prioridades para o SNS são claras. Queremos melhorar os cuidados primários de saúde incluindo a medicina dentária, a oftalmologia, a nutrição e psicologia. A melhoria destas respostas vai aliviar a sobrecarga dos hospitais”.

José Luís Carneiro falou das visitas feitas, nomeadamente ao Hospital de Barcelos. “O programa funcional de 2009, fruto da crise financeira à época, estagnou. Foi preciso recuperá-lo e adaptá-lo à realidade demográfica, reforçar a valência de cirurgia de ambulatório e fechar o programa. O que se pretende agora é avançar para o projeto e para o concurso público para a obra. No entanto, neste momento, estão já a ser investidos doze milhões de euros na melhoria e qualificação da resposta do atual hospital e da unidade local de saúde. Construir um hospital demorará bastante tempo e por isso é fundamental este investimento que qualifica a resposta atual”, salientou o socialista.

José Luís Carneiro e a comitiva socialista estiveram também no Hospital de Guimarães para visitar a ampliação das urgências. “Um investimento de cerca de 4 milhões de euros com financiamento do PT Norte 2020, e verificar a aposta na saúde mental, com um investimento de cerca de 2,7 milhões, com financiamento do programa CARNMI, para melhoria do Ambulatório e Ampliação do Internamento”, disse ainda.

No final das visitas, referiu que “estão em curso projetos para ampliar a capacidade do hospital de Braga, em articulação com o futuro novo hospital de Barcelos. Temos também no distrito um novo Centro de Saúde, o de Vieira do Minho, edificado de raiz, que contou com 990 mil euros de financiamento europeu através do Programa Operacional Norte 2020”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES