Sexta-feira, Abril 12, 2024
25.6 C
Braga
EducaçãoJornadas (re)pensaram a escola em Braga

Jornadas (re)pensaram a escola em Braga

© UMinho

A Escola Secundária D. Maria II, em Braga, recebeu as II Jornadas (Re)Pensar a Educação, com o tema “A Escola como um lugar de bem-estar”. A iniciativa envolveu o Agrupamento de Escolas D. Maria II, a associação Núcleo de Investigação e Intervenção em Educação Emocional e o Instituto de Educação da Universidade do Minho.  O objetivo foi promover o diálogo e fortalecer a cooperação entre os atores da comunidade educativa e do ensino superior, os responsáveis pela formação de professores e outros profissionais na área.

O motor do evento foi encontrar respostas às necessidades vividas na Escola ao nível do bem-estar por alunos, professores, assistentes operacionais, técnicos e direção. No encontro juntaram-se estudantes dos mestrados em Ensino da UMinho (futuros professores), que este ano decidiram agarrar o desafio de “construir escola” em conjunto com aqueles que, em breve, serão os seus alunos e pares profissionais.

Cuidar de si e do outro, “calçando os seus sapatos”; primeiros socorros psicológicos; e experiências de superação por pessoas inspiradoras que transformaram a sua vulnerabilidade em forças subiram “ao palco”. Deram a conhecer possíveis formas de atender às necessidades e anseios dos diferentes atores da comunidade educativa (dentro e fora da escola) e de transformar as formas de sentir, conviver e pensar a Escola e a Educação.

As partilhas e reflexões nos dois dias de trabalho superaram as expectativas da organização e deram o mote à “Revolução que ainda falta fazer”, inspirando e mobilizando os diferentes atores desta parceria para continuarem a fazer caminho juntos, com o propósito de “trazer Abril para a Escola”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES